Com o objetivo de apresentar o projeto Saneamento Rural e ainda convidar as administrações municipais para fazerem parte das ações, especialista em recursos hídricos do Comitê Guandu-RJ e a equipe do Consórcio Profill/TSA estão percorrendo a Região Hidrográfica II que abrange total ou parcialmente os municípios de Itaguaí, Seropédica, Queimados, Japeri, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Miguel Pereira, Vassouras, Piraí, Rio Claro, Mangaratiba, Mendes e Barra do Piraí.
E no último dia 04 de julho, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, recebeu Filipe Franz Teske, Engenheiro Ambiental do Consórcio Profill/TSA e Nilson Lopes, Coordenador Sociólogo do Consórcio Profill/TSA, apresentam ao Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Leandro Pereira os objetivos e os ganhos esperados pelo Saneamento Rural no município, além da busca pelo comprometimento do poder público municipal como ator fundamental para o sucesso do projeto.
Segundo o Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu-RJ, atualizado em 2018, quase 70 mil pessoas vivem em zonas rurais na Região Hidrográfica II. O número é maior quando consideramos as regiões periurbanas, que mesclam urbano e rural. Essa população e as atividades desenvolvidas nestas regiões afetam diretamente a qualidade da água e a disponibilidade hídrica. Por isso, o projeto irá diagnosticar as necessidades de esgotamento sanitário priorizando a universalização do atendimento e as alternativas mais adequadas ambiental e economicamente, hierarquizando ainda, por ordem de prioridades as áreas.
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente