O último dia do Festival Café, Cachaça e Chorinho foi realizado em ritmo de homenagens e convidados. Trata-se do aniversário de Pixinguinha, que nasceu em 23 de abril de 1897. Devido à importância do artista para o estilo musical, seu aniversário foi escolhido como o Dia Nacional do Choro. Oficialmente, a data foi estabelecida em 2000. E nada melhor do que comemorar esta data na cidade do Samba e do Choro.
O Grupo Passagem de Nível, já conhecidos de todos, formado pelos músicos Alexandre Paiva no cavaquinho, Guilherme Garcia na percussão, Matheus Martins no clarinete e Rafael Meire no violão sete cordas, recebeu diversos convidados e músicos que já participaram da história do grupo. Prestigiaram e engrandeceram o evento com uma grande roda de choro, Anderson Tuta no violão sete cordas, Celso Rosário no surdo, Fernando Del Papa no banjo e voz, Rica no violão sete cordas, Jorge Viana no Cavaquinho, Neneca na voz, além da participação ilustre de Makley Matos, que fez o show na noite anterior e ficou para dar uma canja.
Por mais um ano, o Café, Cachaça e Chorinho 2019 foi encerrado com chave de ouro com a contribuição desses grandiosos músico reunida no palco, transformando o local em uma animada roda de samba.
A Praça Dr. João Neri como costumeira, ficou lotada de visitantes e de moradores locais, amantes de um dos mais brasileiros gêneros musicais para celebrar, confirmando a identidade do município de Mendes como a cidade do Choro e do Samba.
Assessoria de Imprensa