Menu de Opções

SMAS RECEBE PROFISSIONAL DO NECA PARA CAPACITAR PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL


/Uploads/Images/assistencia_social_-_conferencia-4.jpg

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nos dias 25 e 26 de março, em seu auditório a capacitação para todos sobre o Serviço de Acolhimento Institucional de crianças e adolescentes. A capacitação foi ministrada pela Pesquisadora do NECA-SP (Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e ao Adolescente) Alice Bittencurt, direcionada a todos os servidores da rede municipal de serviços envolvidos na proteção e cuidado desse público.

/Uploads/Images/assistencia_social_-_conferencia-16.jpg

Alice apresentou um histórico e normativas que fundamentaram e regulamentam o serviço atualmente e, propôs reflexões acerca da produção do cuidado de crianças e adolescentes e as atribuições de cada um nesse processo. Contando também com a participação expressiva de funcionários da Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar e Conselheiros do CMDCA, em todos os dois dias foram dias proveitosos para todos os profissionais, onde além das reflexões foram realizadas várias dinâmicas que ajudaram também no entendimento dos assuntos apresentados.

No primeiro dia, foram trabalhadas as seguintes temáticas: “O Cuidado e suas práticas”; “A Rede e como trabalhar em parceria”; “A acolhida nos serviços”; “As atribuições de cada setor”. E, no dia 26: “O Cuidado e suas práticas”; “A acolhida de cada criança/adolescente no serviço”; “As atribuições do educador/cuidador”.

/Uploads/Images/assistencia_social_-_conferencia-7.jpg

Focando na qualidade do atendimento, a SMAS iniciou em 2018, o processo de formação junto ao NECA/SP (Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e ao Adolescente), para que as equipes de Mendes pudessem aprimorar os processos metodológicos, estudar e conhecer de forma sistemática as respostas que vêm sendo operadas para o enfrentamento de questões específicas, relacionadas ao desenvolvimento sócio psicológico e político-cultural das crianças/adolescentes e famílias, em situação de acolhimento. 

A formação nos serviços de acolhimento é destacada no documento Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes deliberado pelo CONANDA e CNAS em 2009: Investir na capacitação e acompanhamento de toda a equipe é indispensável para se alcançar qualidade no atendimento, visto se tratar de uma tarefa complexa, que exige não apenas “espírito de solidariedade”, “afeto” e “boa vontade”, mas uma equipe com conhecimento técnico adequado. Para tanto, é importante que seja oferecida capacitação inicial de qualidade e formação continuada a tais profissionais, especialmente aqueles que têm contato direto com as crianças e adolescentes.

/Uploads/Images/assistencia_social_-_conferencia-2.jpg

Secretaria Municipal d eAssistência SocialAssessoria de Imprensa 

 

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz