Menu de Opções

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA


 

olimpiadas_de_matematica-32.jpg

No dia 10 de dezembro de 2018, segunda-feira, aconteceu na Quadra Municipal Sabino Catete as Olimpíadas da Tabuada da Rede Municipal de Ensino, com a participação dos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

O aprendizado da tabuada, no Ensino Fundamental, é uma das maiores dificuldades que os alunos encontram no processo da aprendizagem. O grande número de alunos que comete erros de cálculos durante a resolução de atividades preocupa os docentes, e na maioria dos casos, causa certa aversão aos alunos pela matéria.

olimpiadas_de_matematica-24.jpg

Pensando nisso a Coordenadora de Matemática Denise Gomes Santanna juntamente com a Equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação desenvolveu um projeto para ser empregado como elemento de apoio aos professores para o ensino da matemática, e em especial da tabuada.

O objetivo dos jogos é estimular e motivar os alunos a aprender e memorizar a tabuada, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático e de cálculos aumentando assim o índice de aproveitamento dos alunos, visando o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à aprendizagem ao resolver problemas, consolidando alguns significados das operações fundamentais e construindo novos, em situações que envolvam números naturais.

olimpiadas_de_matematica-23.jpg

Para alcançar os objetivos mencionados acima os professores desenvolveram ao longo do ano letivo, juntamente com seus alunos, diversos jogos, os quais foram expostos durante o evento.

A criança aprende brincando e com os jogos lúdicos vai explorando toda a possibilidade de experimentar e manipular. Isso contribui para o desenvolvimento intelectual, sócio afetivo e psicomotor.

“Jogando a criança apreende o mundo e se expressa, recriando-o segundo o seu nível de desenvolvimento”. Por isso, nos ensina Piaget, a criança aprende brincando, “(...) o jogo constitui o polo extremo da assimilação do real ao eu” (PIAGET, 1978, p. 207).

olimpiadas_de_matematica-19.jpg

Conheçam nossos finalistas:

1º Lugar – Eduardo Oliveira da Silva – E. M. Pref. João Gurito
2º Lugar – Geovane Freitas dos Santos – CIEP 288 – Prof. Ruy G. Ramos
3º Lugar – David Ferreira Lopes – E. M. Jayme Siciliano

A Secretária Municipal de Educação Débora Alves Morra Loures, a Coordenadora Geral Ellen Barbosa Taveira, a Coordenadora de Matemática Denise Gomes Santanna e toda Equipe Pedagógica da SME parabenizam a todos os envolvidos.

olimpiadas_de_matematica-6.jpg


Secretaria Municipal de Educação/Assessoria de Imprensa

 

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz