No dia 10 de dezembro de 2018, segunda-feira, aconteceu na Quadra Municipal Sabino Catete as Olimpíadas da Tabuada da Rede Municipal de Ensino, com a participação dos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
O aprendizado da tabuada, no Ensino Fundamental, é uma das maiores dificuldades que os alunos encontram no processo da aprendizagem. O grande número de alunos que comete erros de cálculos durante a resolução de atividades preocupa os docentes, e na maioria dos casos, causa certa aversão aos alunos pela matéria.
Pensando nisso a Coordenadora de Matemática Denise Gomes Santanna juntamente com a Equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação desenvolveu um projeto para ser empregado como elemento de apoio aos professores para o ensino da matemática, e em especial da tabuada.
O objetivo dos jogos é estimular e motivar os alunos a aprender e memorizar a tabuada, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático e de cálculos aumentando assim o índice de aproveitamento dos alunos, visando o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à aprendizagem ao resolver problemas, consolidando alguns significados das operações fundamentais e construindo novos, em situações que envolvam números naturais.
Para alcançar os objetivos mencionados acima os professores desenvolveram ao longo do ano letivo, juntamente com seus alunos, diversos jogos, os quais foram expostos durante o evento.
A criança aprende brincando e com os jogos lúdicos vai explorando toda a possibilidade de experimentar e manipular. Isso contribui para o desenvolvimento intelectual, sócio afetivo e psicomotor.
“Jogando a criança apreende o mundo e se expressa, recriando-o segundo o seu nível de desenvolvimento”. Por isso, nos ensina Piaget, a criança aprende brincando, “(...) o jogo constitui o polo extremo da assimilação do real ao eu” (PIAGET, 1978, p. 207).
Conheçam nossos finalistas:
1º Lugar – Eduardo Oliveira da Silva – E. M. Pref. João Gurito
2º Lugar – Geovane Freitas dos Santos – CIEP 288 – Prof. Ruy G. Ramos
3º Lugar – David Ferreira Lopes – E. M. Jayme Siciliano
A Secretária Municipal de Educação Débora Alves Morra Loures, a Coordenadora Geral Ellen Barbosa Taveira, a Coordenadora de Matemática Denise Gomes Santanna e toda Equipe Pedagógica da SME parabenizam a todos os envolvidos.
Secretaria Municipal de Educação/Assessoria de Imprensa