Na manhã da última quinta-feira, dia 29 de junho, foi realizado um Encontro com as Orientadoras Pedagógicas das Escolas da Rede Municipal, com o tema “A Base Nacional Comum Curricular e o processo de Alfabetização". O Encontro foi gerenciado pelos Coordenadores do Ciclo de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação, Flávia Barreto e Felipe Cardoso.
De uma forma descontraída e dinâmica, o estudo ressaltou a proposta da BNCC em relação à Alfabetização de crianças matriculadas nos primeiros e segundos Anos do Ensino Fundamental. Contemplou uma proposta interdisciplinar para o trabalho com os gêneros textuais presentes em nossa sociedade, de maneira articulada aos Eixos da Linguagem, de modo com que os Alfabetizandos avancem em habilidades referentes à construção da Leitura, interpretação e produção de textos.
A BNCC como documento normativo define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes de todas as etapas e modalidades da Educação Básica, deverão desenvolver durante sua escolaridade e a Educação Inclusiva deve fazer parte da Rotina do Educador.
Na tarde do mesmo dia, no auditório da FAETEC, a Secretaria de Educação, continuou o Encontro das Orientadoras Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino com objetivo de aprofundar os estudos acerca da BNCC e a Educação Inclusiva, que na parte da tarde foi ministrado pela Professora Coordenadora da Educação Especial Rita de Cássia.
Foi ressaltado a todo momento que a Educação Inclusiva tem o compromisso com o desenvolvimento Integral do sujeito com acolhimento, reconhecimento, desenvolvimento de competências e habilidades respeitando as singularidades e especificidades presentes no cotidiano escolar. A BNCC como documento normativo define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes de todas as etapas e modalidades da Educação Básica, deverão desenvolver durante sua escolaridade e a Educação Inclusiva deve fazer parte da Rotina do Educador.
Em todos os dois encontros foi aberto para que os presentes fizessem algumas perguntas para se esclarecer sobre o assunto e tirar dúvidas.
Ao final foi servido um café da tarde para que as coordenadoras pudessem interagir umas com as outras e trocar experiências em suas áreas.
Secretaria Municipal de Educação