As demonstrações de fé tomaram cores e formas nas ruas de Mendes, nesta quinta-feira, dia 31 de maio, quando foi celebrado o Dia de Corpus Christi.
A tradicional confecção dos tapetes comemorativos foi iniciada já pela manhã, bem cedo e a Avenida Júlio Braga foi coberta conforme as imagens foi sendo formadas, tendo seu fim, em frente à Prefeitura de Mendes. Houve também mais dois pontos: ao lado da Ladeira João Vieira e também na Praça Dr. João Neri. Os tapetes foram confeccionados com a ajuda dos muitos fiéis ligados à Paróquia de Santa Cruz.
Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição católica popular, comum em várias cidades do Brasil e Portugal, sendo confeccionados durante a celebração do dia de Corpus Christi. A prática, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil durante o período da colonização, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da eucaristia passará. Os desenhos mais usuais são os que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer e o Setor de Fiscalização e Operação de Trânsito, as ruas centrais da cidade ficaram coloridas e enfeitadas para este momento de fé.
Assessoria de Imprensa