Na manhã deste domingo, 20 de maio, na avenida Júlio Braga, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizaram um evento em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E teve com o objetivo alertar a população sobre esse problema em que vários jovens são submetidos todos os dias.
O ato público é parte da programação da campanha “Faça bonito”, tema da Semana de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A Campanha chama atenção para um grave problema social, que produz a cada ano no Brasil mais de 500 mil vítimas, segundo dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
Durante o evento, que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer e do Conselho Tutelar. Houve a entrega dos prêmios, para o primeiro, segundo e terceiro lugares do Concurso de Desenho, em que as crianças do 3º e 4º ano da Rede Municipal de Ensino participaram. Logo após a premiação foram liberados brinquedos para todas as crianças. Elas puderam se divertir em pula-pulas, tobogãs, touro mecânico e piscina de bolinhas. E ainda foram servidos durante o evento, pipocas e vários doces, tudo gratuito para nossas crianças e adolescentes.
“Este é o momento de pedirmos a todos para ficarem atentos aos seus filhos e denunciarem os crimes contra as crianças e os adolescentes, é só discar 100 e fazer a denúncia. É anônimo, e seguro, não podemos deixar mais crianças sofrerem. ” Ressaltou Ana Luiza Matias, Secretária Municipal de Assistência Social.
Além da Secretária, também estiveram presentes, o Secretário Municipal de Turismo, Esporte e Lazer Mário Carlo Abdon, a Psicóloga do Abrigo Municipal Daniele Porter, o Conselheiro Tutelar Guilherme Razut, a Presidente do CMDCA Maria Cristina Giacomo, a Assistente Social Gisele Fonseca
E ainda na Praça Dr. João Neri, as Jovens Senhoras do Centro de Convivência Vó Maria, fizeram uma apresentação do Coral, em que cantaram clássicos da MPB, como Aquarela de Toquinho. O coral que é regido por Maria Aparecida Esteves, fez todos se emocionarem e aplaudirem de pé ao final da apresentação.
E logo após começou o tradicional Choro e Samba na Praça, onde a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social distribuíram alguns brindes e panfletos orientando os presentes sobre como combater e denunciar os casos de abuso e exploração.
Assessoria de Imprensa.