A Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, junto aos alunos do CIEP Municipalizado 288 Professor Ruy Goncalves Ramos, realizaram na manhã desta quarta-feira, 16 de maio, às 10 horas, com concentração em frente à Igreja Matriz com sentido à Avenida Júlio Braga, em frente à Prefeitura, o Apitaço para conscientização da população sobre o crime de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento contou com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura, Conselho Tutelar, CRAS e Polícia Militar de Mendes.
Várias pessoas se reuniram em frente ao ponto de partida para realizarem uma manifestação em decorrência à Semana Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Durante a manifestação alunos e professores promoveram um “Apitaço”, que foi percorrido por todo trajeto, para chamar a atenção de toda a população para essa luta que é de toda a sociedade. Em frente à sede da Prefeitura Municipal foram solto balões amarelos em alusão a campanha.
Estiveram presentes na mobilização a Secretária de Assistência Social Ana Luiza Tóia Matias, a Coordenadora do CREAS Márcia Santana, a Psicóloga do CREAS, Rogéria Villarinho, a Coordenadora do Abrigo Municipal Sônia Macedo, a Assistente Social do Abrigo Municipal Michela Penaro, a Psicóloga do Abrigo Municipal Daniele Porter, a presidente do CMDCA Maria Cristina Giacomo, a Coordenadora do CRAS 1 Ana Carolina Labão, a Coordenadora do CRAS 2 Cássia Dias, a Coordenadora do CRAS 4 Regina Martins, e toda equipe técnica dos CRAS, a Coordenadora do Programa Bolsa Família Viviane Queiroz e a Assistente social do Programa Bolsa Família Jaqueline Rocha, além de profissionais do CRAS e CREAS.
Pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, representaram no evento a Coordenadora de Programas FNDE, Leandra Miranda, a Coordenadora das Escolas em Tempo Integral, Gabriela Brum, a Coordenadora de História e Geografia Shirley Pulling, as Supervisoras Escolares Ana Claudia Rocha e Rosângela Casemiro e a Coordenadora de Linguagens Beatriz Azevedo.
O dia 18 de maio se tornou uma data histórica e marca o Dia Nacional do Combate ao Abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em decorrência de um crime bárbaro ocorrido em 1973, onde a criança de oito anos, Araceli Cabrera Crespo, foi sequestrada, drogada, brutalmente violentada, assassinada e teve o corpo desfigurado por ácido e jogado em um matagal, em Vitória, no Espírito Santo. Os acusados de tamanha brutalidade, por pertencerem a famílias ricas e influentes, nunca foram condenados e o crime ficou impune.
Com o lema “Faça Bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes” a campanha visa a conscientizar a população sobre a importância de se atentar às crianças e adolescentes e prevenir situações de Abuso e Exploração Sexual, denunciando a Polícia Militar, Conselho Tutelar ou CREAS qualquer suspeita ou casos de abuso e exploração, para que os responsáveis sejam penalizados e as crianças protegidas.
Assessoria de Imprensa