Menu de Opções

Jayme Siciliano em visita ao Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos


/Uploads/Images/jayme_-_sao_joao_marcos-100.j

Na última quinta dia 10 de maio, a Escola Municipalizada Jayme Siciliano realizou uma excursão com as turmas do 6° ao 9° ano, através da coordenação das Professoras Marta Muniz Bento,  Lucia Helena Gonçalves e Denuze Costa. O local de destino foi um dos espaços culturais mais visitados do interior do estado do Rio de Janeiro, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos foi oficialmente inaugurado no dia 9 de junho de 2011, o Parque Arqueológico hoje é um museu a céu aberto no interior do Rio de Janeiro e preserva a história do Vale do Café.

A cidade de São João Marcos foi uma cidade de destaque no Estado, com hospital, clubes e até um teatro, virou também o maior produtor de café do país e ponto de parada no eixo Rio-São Paulo.

/Uploads/Images/jayme_-_sao_joao_marcos-107.

Atualmente parte de seu território é o 3º distrito do município de Rio Claro, e a outra parte é o 4º distrito daquele mesmo município, com nome de Passa três. As ruínas deste antigo município fluminense podem ser vistas às margens da rodovia RJ-149 entre os municípios de Rio Claro e Mangaratiba, onde foi construído um parque arqueológico mantido pela Light S.A.

Este projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a história de nossa região. Esse tipo de atividade é importante para a formação cultural dos alunos, pois permitem que tenham contato com os aspectos históricos a partir de documentos, objetos e do próprio espaço físico, que fizeram parte do período.

 

O drama de São João Marcos começou muitos anos antes quando, em 1907a The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power, co.Ltd, hoje apenas Light, começou as obras da represa de Piraí. Rios foram desviados e parte da cidade de São João Marcos foi inundada.

São João Marcos foi a primeira cidade do país a ser tombada pelo SPHAN, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1939, e também a primeira e única a ser destombada, desta vez por decreto-lei do então ditador Getúlio Vargas, que revogou o tombamento e entregou a cidade para ser destruída, casa por casa, pela Light, para ampliar a represa de Piraí.

 

/Uploads/Images/jayme_-_sao_joao_marcos-106.j

Assessoria de Imprensa

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz