Por intermédio do Vice-Prefeito Luiz Ricardo de Carvalho e do Vereador Leandro Martins, em contato com o Deputado Estadual André Ceciliano, está sendo viabilizanda a reforma da passarela do terminal rodoviário de Mendes.
Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), que assumiu a responsabilidade sobre o serviço, já estiveram na cidade para estudos e avaliações sobre as condições e sobre a reestruturação da passarela.
Em nota, os técnicos identificaram os diversos problemas como o risco de desabamento devido à ruptura do banzo inferior (tracionado) em diversas seções. Ressaltando-se que a região do apoio também se apresenta rompida. A interdição ao tráfego de qualquer natureza é absolutamente imperativa. A estabilidade aparente deve-se, muito provavelmente, à pequena reserva de resistência à tração da laje e cantoneiras de bordo, que são elementos acessórios, não concebidos para função.
Com isso, recomenda-se que banzo inferior deve ser integralmente recomposto com seção tubular semelhante, em diâmetro menor, inserido no interior do tubo original. Visando transferência de carga para o novo banzo, deve-se aplicar protensão com monocordoalhas engraxadas no interior da seção tubular, ancoradas nos extremos. Todas as regiões nodais devem ser reforçadas com segmentos tubulares de diâmetro imediatamente maior de cada peça, soldados na forma de “luvas”. Após ligação das regiões nodais reforçadas, o banzo inferior danificado deve ser removido, trecho a trecho. A estrutura metálica deve receber integralmente escovação e pintura.
A interdição da passarela, que já se encontra intransitável por pelo menos 4 anos, causa grande transtornos aos moradores, principalmente aos mais idosos, já que com a mesma fechada, é preciso que se dê uma volta pela ponte.
Os serviços têm como objetivo oferecer uma travessia segura a quem acessa o terminal rodoviário, inclusive com melhorias, como a cobertura da passarela.
Assessoria de Imprensa