O baixo volume de chuvas em todo o país tem deixado os níveis dos reservatórios muito abaixo do nível normal. Em Mendes, segundo a Secretaria Municipal de Obras Serviços Públicos e Habitação, a situação não é diferente.
Além da falta de chuva, as altas temperaturas acabam incentivando o maior consumo de água, principalmente nas residências. Por isso é importante que a população também contribua, economizando para que não falte água.
O uso racional da água é questão de consciência. Lavar a calçada com a mangueira, deixar a torneira aberta quando se escova os dentes ou quando lava as louças são práticas que devem ser abolidas do cotidiano.
Hoje Mendes completa a marca de 35 dias sem chuvas. O mês de setembro começou sem expectativa de chuva, e essa situação deve se estender até o mês de outubro, os meses de junho, julho, agosto e setembro são de períodos de seca, sem previsão de chuva.
Dicas para evitar o desperdício de água:
- Reutilize a água usada na lavagem de roupas para lavar o quintal;
- Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes;
- Tome banhos rápidos;
- Lave o quintal utilizando baldes ao invés de mangueira;
- Deixe acumular o máximo de roupas tanto para lavar quanto para passar;
- Piscinas grandes devem ter a água tratada para evitar a troca e ser coberta com lona se não estiver em uso para evitar a evaporação;
Assessoria de Imprensa