A campanha de atualização do esquema vacinal começou na última segunda-feira, dia 19 de junho e vai até o dia 21 de julho. E no sábado, dia 1º de julho, será o Dia D da ação, quando os postos de saúde estarão abertos das 8 às 17 horas, para a aplicação de seis diferentes tipos de vacina, todas voltadas ao público adolescente.
O objetivo da campanha é oferecer ao adolescente a chance de se proteger contra várias doenças, e eles deverão levar a caderneta de vacinação ao posto, para ser analisada pelos profissionais de saúde. A análise da caderneta de vacinação é importante porque o calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde sofreu modificações este ano, com a inclusão das vacinas HPV Quadrivalente para meninos de 11 a 14 anos e da vacina Meningocócica C para adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 13 anos.
Tanto para meninos quanto para meninas, o esquema vacinal prevê a aplicação de duas doses, com um intervalo mínimo de seis meses e máximo de 12 meses entre a primeira e a segunda doses. Para as meninas, a faixa etária para a imunização vai dos 9 aos 14 anos, enquanto que para os meninos, a faixa vai dos 11 anos aos 14 anos, 11 meses e 29 dias.