Aconteceu neste sábado, o 5º Mendes Sem Drogas, evento realizado pela Igreja Wesleyana, com apoio da Prefeitura Municipal de Mendes, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer. O evento contou com a participação da comunidade, parlamentares, líderes religiosos e representantes de entidades de assistência a dependentes químicos.
A programação, na Avenida Júlio Braga, começou às 16 horas, com caminhada se iniciando em frente à Agência dos Correiros. Na sequência, houve shows e apresentações artísticas, que aconteceram até o final da noite. A ação teve como objetivo incentivar a valorização da vida longe das drogas.
Dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016 revelam que nacionalmente houve um aumento significativo de jovens em contato precoce com bebidas alcoólicas e drogas ilícitas, ultrapassando 1,44 milhão nesta condição. Muitos iniciam na bebida e depois aceitam experimentar a maconha, o crack e outras drogas viciantes.
O evento se iniciou com a Marcha do Combate Contra as Drogas, onde foram distribuídas balões, hove atividade de pintura no rosto das crianças, tendas com profissionais do Programa de Capacitação de Conselheiros em Dependência Química, que orientavam as pessoas de como procurar ajudar em casa de uso, e dependência de drogas, e trio elétrico, animando a galera que aguardava pelo início da Marcha. No trio, pessoas davam seu testemunho de abandono às drogas no decorrer do percurso.
Foram percorridas as ruas da cidade até a Avenida Júlio Braga, onde o palco estava montado em frente a sede da prefeitura, onde o evento continuou, com apresentação de Bandas e Cantores, momentos de oração e palestra.
Quem abriu a noite foi a Higor e banda, logo depois Sound Pride, Fábio Lima e para encerrar a noite Alex e Alex. Para as crianças não faltou diversão foram distribuídos gratuitamente pipoca e algodão doce, e ainda pula-pula.
Fotos: Luara Romão - Assessoria de Impresa