Menu de Opções

XI Conferência Municipal de Assistência Social de Mendes


xi_conderencia_assistencia_social_(5).jpg

Foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, nesta quarta-feira, dia 21 de junho, das 08:00 às 17:00 horas. 

A XI Conferência Municipal de Assistência Social de Mendes convocada pelo Decreto n° 070 de 08 de junho de 2017, presidida pela Secretária Municipal de Assistência Social e coordenada pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sr. Luiz Henrique Rodrigues de Almeida, teve como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

xi_conderencia_assistencia_social_(7).jpg

A XI Conferência Municipal de Assistência Social de Mendes tem como tema a Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS.  Além de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira, o tema da Conferência traz os usuários para o centro do debate. Nesse sentido, a XI Conferência Municipal deu continuidade à perspectiva adotada pelo II Plano Decenal de eleger os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro do debate e do planejamento da política de Assistência Social. 

xi_conderencia_assistencia_social_(13).jpg

As etapas da conferência foi observar os princípios da Política Nacional de Assistência Social e da Lei Orgânica da Assistência Social para que possa ser feito uma avaliação da política de assistência social no Município e a definição das diretrizes a fim de aprimorar o SUAS. O Município deve observar desdobramento do tema, observando a realidade local nas etapas municipais.

xi_conderencia_assistencia_social_(19).jpg

Destaca-se que a realização da conferência é uma etapa importante na consolidação e aprimoramento, por se tratar do momento de debate e avaliação da gestão da política e oferta de serviços, sendo a população parte fundamental do processo. Ainda, os gestores municipais e trabalhadores do SUAS tem a oportunidade de aproximar o cidadão da gestão da assistência social.

xi_conderencia_assistencia_social_(24).jpg

A XI Conferência Municipal de Assistência Social de Mendes foi propositiva, isto é, seus participantes apresentaram propostas e diretrizes que possam consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários e assegurar as ações governamentais, com prioridade nas políticas que representam os usuários e as entidades de assistência social.

xi_conderencia_assistencia_social_(29).jpg

 

Ao final da conferência, um relatório foi elaborado e este documento será aproveitado como um panorama norteador das verdadeiras necessidades na área de assistência social em nosso Município.

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz