Menu de Opções

Supervisão Escolar


EQUIPE DE SUPERVISÃO ESCOLAR:

Perfil Profissional


Jeanine Spindolla Mexias

Graduação em Pedagogia: Supervisão Escolar, Administração, Orientação Educacional e Magistério.

Pós Graduação: Psicopedagogia; Educação Especial-Deficiência Mental.

Tempo na Secretaria Municipal de Educação e Cultura: 28 anos.

Membro: Comissão de Enquadramento dos Profissionais do Magistério Público Municipal; Equipe Técnica do Plano Municipal de Educação - PME; Comitê de Análise e Aprovação do PDDE INTERATIVO; Equipe Local do PAR; Responsável pelo Censo Escolar; Readequação e Gestão do Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério Público Municipal.

 

Ana Cláudia dos S. R. da Silva

Graduação em Pedagogia.

Pós Graduação: Neuropsicopedagogia.

Tempo na Rede Municipal: 27 anos.

Membro: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente; Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação.

 

Secretária Itinerante

Maria Nazaré Santos Ribeiro

Formação Nível Médio : Técnico em Secretariado Escolar.

Graduação: Pedagogia: Magistério das Séries Iniciais, Gestão e Supervisão Escolar.

Pós Graduação: Orientação Educacional e Supervisão Escolar; Educação com Ênfase em Tutoria a Distância.

Tempo na Rede Municipal: 15 anos.

 

Membro: Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação.

 

SUPERVISÃO ESCOLAR

A Supervisão Escolar visa diariamente acompanhar, orientar, dar assistência técnica e fiscalizar quanto ao cumprimento da legislação e normas sobre o funcionamento das Unidades Escolares, cabendo apurar fatos referentes ao não cumprimento de disposições legais e irregularidades na vida escolar de alunos, determinando medidas para a regularização do processo.

Realiza encontros com as Secretárias e Assistentes Administrativos da Rede Municipal de Ensino, visando conscientizá-los quanto a importância de seu papel dentro da Unidade Escolar, pois são responsáveis pela regularidade de toda documentação. Quando lidam com documentos não estão lidando apenas com papéis frios e sem vida e sim com vidas humanas. Nestes encontros são realizadas: dinâmicas, reflexões, estudos, esclarecimentos quanto ao preenchimento de documentos, troca de experiências e oportunidades de sanarem dúvidas.

supervisao_escolar_(1).jpg

supervisao_escolar_(2).jpg

No dia 16 de maio a Equipe de Supervisão Escolar realizou uma capacitação com os Gestores das Unidades Escolares com o Tema: O papel da Supervisão Escolar na contribuição da Gestão Educacional Eficiente/Responsável.

supervisao_escolar_(2).jpg

supervisao_escolar_(2).jpg

No dia 06 de junho foi realizada reunião com os Gestores, Secretárias e Assistentes Administrativos das Unidades Escolares, visando orientar quanto ao preenchimento do Censo Escolar 2017 e de sua responsabilidade quanto aos dados informados; conscientizá-los de que o Censo Escolar é de fundamental importância para o levantamento de dados ecoleta de informações sobre a escola, os alunos e as funções docente para um conhecimento mais amplo e preciso da educação do município e, consequentemente , da educação brasileira, pois os dados apurados anualmente pelo Censo Escolar servirão de base para a determinação dos coeficientes para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB/Salário Educação. Todos os programas como: Merenda Escolar, Transporte, Livro Didático e outros, são calculados de acordo com o Censo Escolar do ano anterior.

supervisao_escolar_(5).jpg

supervisao_escolar_(6).jpg

Se as informações não forem declaradas corretamente o município será prejudicado, pois os programas e recursos serão enviados conforme o quantitativo de alunos e os dados informados no Censo.

A Portaria nº 264 de 26/03/2007, determina a última quarta-feira do mês de maio, de cada ano, como data de referência para as escolas informarem os dados educacionais ao Censo Escolar.

supervisao_escolar_(3).jpg

supervisao_escolar_(4).jpg

Estabelecer linhas de comunicação com a escola é muito importante, pois através desta é que o trabalho da Supervisão irá fluir trazendo um resultado positivo tanto para a escola quanto para o aluno.

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz