Um piano pela estrada, esse é o projeto itinerante realizado em várias cidades de todo o país pelo pianista Arthur Moreira Lima. O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Mendes e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, teve como finalidade, promover uma inclusão social e musical para a população .
O show encantou o público mendense, que aconteceu neste sábado dia 22, às 20 horas, no CEMUSA, que tem a direção Selma Cantanhede.
A abertura do evento, contou com os agradecimentos da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Leandra Miranda de Castro.
Antes do início do Show houve a apresentação da Banda Municipal Maria Amélia Guglielmi, composta por alunos do CEMUSA e regida pelo maestro, Hermano Mesquita
Várias pessoas pararam para escutar o repertório que contou com músicas de Bach, Bethoven, Chopin e Mozart, mas também de brasileiros como Pixinguinha, Villa-Lobos e Luiz Gonzaga. A plateia ficou atenta e silenciosa para ouvir cada composição ao som do piano.
O projeto teve início em 2003 e já atingiu cerca de meio milhão de brasileiros. Essa está sendo a segunda parte da turnê que começou em Criciúma. Arthur Moreira Lima já gravou nos Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão, Suíça, Bulgária e Polônia.
Em um formato inédito de show de música clássica, o artista se apresentou vez em Mendes. Dentro do caminhão que se transformou em palco em apenas uma hora, o grupo artístico de Moreira Lima trouxe o pianos de cauda Steinway & Sons, além de todo o aparato artístico. O caminhão já realizou no Brasil mais de 400 apresentações, levando música clássica a quase um milhão de pessoas, em cerca de 180 mil km de percurso por todos os estados brasileiros.
Reconhecido como um grande intérprete de repertório romântico, nascido no Rio de Janeiro em 1940, o Pianista exibe seu talento no piano desde os 6 anos de idade, sendo que aos 9 já tocava um concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira.
Ao longo dos seus 50 anos de carreira, Arthur virou referência quando o assunto é interpretação, desde obras menores a maiores, todas tocadas com o mesmo brilhantismo e a mesma dedicação.
Já chamado de O Pelé do Piano, pela revista francesa La Suisse, Moreira Lima também recebeu elogios por suas obras, em especial por uma de Choplin, onde a crítica americana o definiu como o mais importante registro pianístico do ano, e um dos comentários que talvez mas identifique o trabalho de Moreira Lima sejam as palavras do famoso crítico Inglês, Dominic Gill, quando disse que Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar.
O Prefeito Rogério Riente, prestigiou o evento e no final da apresentação, fez as honras ao cumprimentar o pianista Arthur Moreira Lima.