Menu de Opções

Prefeitura de Mendes intensifica trabalho de combate à Febre Amarela promovendo reforço vacinal


febre_amarela.png

A Prefeitura de Mendes, por meio da Secretaria de Saúde, vem intensificando trabalho de combate contra a Febre Amarela, promovendo o reforço vacinal nas unidades de saúde públicas do município. Para moradores dos bairros, as doses de vacinação estão sendo distribuídas na Estratégia de Saúde da Família da localidade. Para moradores do centro da cidade, as doses estão disponíveis no ESF do Centro e no Setor de Imunização. Antes da vacinação uma triagem é feita pelas Unidades de Saúde, já que a vacina é contra indicada em alguns casos e por isso a necessidade de uma avaliação prévia. As Unidades funcionam de 08 as 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira.

A febre amarela não se transmite entre pessoas, sendo transmitida apenas pela picada do mosquito e, por isso, a única medida de prevenção para a febre amarela é através da vacinação.

Para quem a Vacina é contra indicada

- A vacina é contra indicada para crianças menores de seis meses, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses e pacientes em tratamento de câncer, entre outros;

- Idosos acima dos 60 anos é preciso que tenha uma avaliação clínica prévia. Nesse caso, o idoso passa por um clínico geral que vai fazer a avaliação do paciente e indicar se ele está liberado para vacinação ou não;

- Para maior controle e segurança, a secretaria pede que os moradores levem a carteira de vacinação.

Sintomas da Febre Amarela

Os sintomas da febre amarela surgem cerca de 3 a 6 dias após a picada de um mosquito Haemagogus Sabethes infectado com o vírus, sendo esta chamada de fase aguda da doença.

Depois da fase aguda, os sintomas podem desaparecer por 1 ou 2 dias, porém rapidamente surgem outros sintomas, mais graves, que podem levar à morte, dando origem à fase tóxica da febre amarela.

Assim, os primeiros sintomas, que caracterizam a fase aguda incluem:

Febre alta; Mal-estar geral; Dor em todo o corpo e dor muscular, principalmente nas costas e joelhos; Sensibilidade à luz; Náuseas e vômitos; Perda de apetite e Tonturas.

Já os sintomas da fase tóxica são:

Icterícia, caracterizada pela pele e olhos amarelos; Dor abdominal; Vômitos com sangue; Sangramentos pelo nariz, boca e olhos; Doença dos rins e do fígado; Problemas cardíacos e Convulsões.

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz