Menu de Opções

SMAMA alerta apicultores sobre o Besouro das Colmeias


smama-abelha.jpg

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com o Núcleo de Defesa Agropecuária, informa aos apicultores da cidade de Mendes que encontra-se no Brasil uma praga de notificação obrigatória, causada pelo besouro “Aethina túmida” conhecido popularmente como O pequeno Besouro das Colmeias.

O Aethina tumida, conhecido popularmente como “Pequeno Besouro das Colmeias”, foi observado pela primeira vez no estado de São Paulo, em março de 2015, contudo, o conhecimento da sua presença se deu após a notificação à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), em fevereiro de 2016. Os principais danos são causados pelas larvas do besouro, que se alimentam das larvas das abelhas e do pólen, tornando-os impróprios para consumo humano, além de causar a fuga do enxame e o abandono da colmeia.

Esta é uma praga de notificação obrigatória, o que significa dizer que qualquer pessoa, seja apicultor, o meliponicultor e cidadão em geral, tem o dever de informar a presença ou mesmo a suspeita de qualquer agente biológico às autoridades responsáveis

Informamos que estaremos recebendo a visita de técnicos da Defesa Agropecuária no próximo dia 06 de abril, às 9 horas, para vistorias e informações importantes para o combate desta praga.

Por isso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente convida os apicultores residentes na cidade e que estejam interessados em receber a visita, para comparecer à Secretaria até o dia 5 de abril, para realização de seus cadastros.

smama_-_alerta001.jpg

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz