Valorizar profissionais da rede de ensino público, promover e garantir uma Educação com qualidade aos munícipes deve ser a prioridade do gestor público. A valorização começa em garantir piso salarial satisfatório aos professores.
Em Mendes, a valorização dos professores tornou realidade, já nos primeiros meses da nova gestão: o prefeito Rogério Riente concedeu aumento de 19% a categoria. O benefício, a ser pago em 10 de abril, é uma correção da perda salarial de 2016 fixada em 11,36% e mais o cumprimento do Piso de 2017 fixado em 7,64%. No município a carga horária proporcional dos professores é de 25 horas.
Antes de conceder o aumento, o prefeito Rogério Riente, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Leandra Castro e a equipe da SMEC, realizaram um profundo estudo com o Secretário Municipal de Fazenda, Ricardo de Albuquerque Carvalhedo para viabilizar o cumprimento da lei Federal 11.738, que determina o piso salarial dos professores. Os estudos iniciaram nas primeiras horas de janeiros.
A primeira vez que a categoria do Magistério recebeu o reajuste do salário com a aplicação da lei do piso, foi no ano de 2008, no primeiro mandato do prefeito Rogério Riente que nos anos subsequentes os aumentos foram concedidos, sendo o último em 2012.
O último reajuste da categoria foi no ano de 2015. Desde então os profissionais do magistério estavam com os salários defasados.