A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, por intermédio da Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão, capacitou nesta quinta-feira, 19 de maio, 26 técnicos recém concursados do Município de Mendes, na região Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro.
A capacitação foi para o desenvolvimento do trabalho na Proteção Social Básica, Proteção Social Especial e Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos equipamentos de referência nesses níveis de proteção.
A Subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma Azeredo, deu boas vindas aos novos concursados e fez um chamamento para o compromisso ético/político de formação do Assistente Social. “Os técnicos precisam ter um compromisso institucional com a efetivação do trabalho do SUAS no seu exercício profissional”.
Logo depois, as superintendentes de Proteção Básica e Proteção Especial, Andréa Baptista e Diana Delgado, fizeram uma instrução sobre a importância do SUAS e apresentaram as regulações e orientações do PSB e PSE e os desafios para o bom funcionamento de todos os serviços de atendimento a população.
A Assistente Social Marcia Santana e o Psicólogo Rafael Costa, que participaram da capacitação, destacaram a importância desse instrumento para dar qualidade aos serviços apresentados.
“Isso é muito importante para que a gente se localize, enquanto equipamento do SUAS, e direcione a nossa atuação na política pública básica”, afirmou Marcia.
“Serviu para entender a história do movimento da assistência social no Brasil para poder efetivar essas políticas na atuação cotidiana do nosso município”, concluiu Rafael.
O Secretário de Assistência Social, Trabalho e Renda, Eduardo Ventura Loures, agradece ao SEASDH-RJ pela capacitação oferecida e parabeniza aos novos concursados pela participação no evento . Em tempo, o Secretário informa que está buscando novas parcerias para outras capacitações.