Menu de Opções

Mendes intensifica fiscalização para o combate à Covid-19


interdicao_pracas_(7).jpg

A Prefeitura de Mendes vai intensificar as ações de fiscalização e de orientação para o combate à Covid-19 no município. As praças e quadras públicas da cidade serão isoladas para evitar aglomerações de pessoas. A intensificação das ações foi decidida nesta segunda-feira (22/03), devido ao agravamento do quadro de risco da pandemia na região Centro-Sul Fluminense. De acordo com a 22ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgado pela Secretaria estadual de Saúde, na sexta-feira (19/03), a região foi classificada com risco muito alto (bandeira roxa).

“Não queremos fechar estabelecimentos. Vamos focar nossas ações na orientação e na busca da colaboração das pessoas para as medidas restritivas. Nosso foco principal é salvar vidas”, disse o prefeito Jorge Henrique. Ele lembrou que, apesar do quadro da Covid-19 em Mendes estar se mantendo estável, a região Centro-Sul está com a taxa de ocupação de leitos de UTI em 97%.

interdicao_pracas_(9).jpg

As equipes de fiscalização vão ser reforçadas já a partir da noite desta segunda-feira. Segundo Dirlei José de Sousa, diretor da Divisão de Fiscalização, os estabelecimentos comerciais que insistirem em desrespeitar as normas poderão ser autuados e até fechados. “Esperamos contar com a compreensão de todos. Nossa última alternativa será a multa e a interdição de estabelecimentos”, disse Dirlei.

Desde o início do ano, as equipes de fiscalização realizaram o total de 556 ações em todo o município envolvendo as restrições de controle da Covid-19. Vinte e seis estabelecimentos foram fechados por desrespeito às normas, sendo que quatro deles foram interditados por várias irregularidades. No total, a fiscalização recebeu 60 denúncias, a maioria sobre aglomerações. As maiores queixas envolvem bares (76,6%) e igrejas ou templos religiosos (16%).

“A população deve respeitar as orientações, pois só assim vamos controlar a doença em nosso município. Queremos que a cidade volte ao normal o mais rápido possível, mas isso só vai acontecer se a população colaborar”, disse o vice-prefeito Luis Henrique Jiló. As denúncias de irregularidades podem ser feitas pelos telefones 2465-0661 e 2465-5428 (até meia-noite).

interdicao_pracas_(10).jpg

Horário de atendimento na prefeitura é reduzido

O horário de atendimento ao público na Prefeitura de Mendes foi reduzido para das 13h às 16h. A medida vale a partir desta terça-feira (23/03). O horário de expediente também foi reduzido, para das 10h às 16h. A redução dos horários foi decidida nesta segunda-feira (22/03) em reunião do prefeito Jorge Henrique com o secretariado.

A mudança nos horários faz parte das medidas de prevenção da Covid=19 que a prefeitura vem adotando. A intenção é evitar aglomerações. Os serviços de limpeza pública, coleta de lixo, vigias, Hospital Municipal Santa Maria e outros setores caracterizados como essenciais continuarão com horário de funcionamento normal.

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz