A Prefeitura de Mendes está aderindo à intenção de compra de vacinas contra a Covid-19 pelo consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A intenção foi formalizada na terça-feira, 2 de março, pelo prefeito Jorge Henrique. A proposta do consórcio é permitir que os municípios comprem a vacina, caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, não consiga fornecer as doses suficientes para a população.
“Estamos buscando todas as alternativas para proteger a população de Mendes”, disse o prefeito. A primeira ação da Prefeitura para participar do consórcio foi a formalização da Intenção de compra da vacina. Não há nenhum custo para o município pela adesão à iniciativa. A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) está fazendo toda a estruturação jurídica para as compras das vacinas.
Segundo Jonas Donizette, presidente da FNP, mais de 100 prefeitos já aderiram ao projeto. "O prefeito precisa fazer a simples adesão. E o prazo para estarmos aptos a comprar vacina é 22 de março”, afirma Donizette. Segundo Donizette, o primeiro caminho é conseguir um financiamento do próprio governo federal através de organismos internacionais para a compra das vacinas.