Mendes é historicamente conhecida pela qualidade de seu clima, inscrita nos tempos por estar na 4ª colocação entre cidades brasileiras e mesmo de outros países!
Contudo com o desenvolvimento urbanístico e econômico, o aumento da temperatura global entre outros fatores, o município foi aquecendo nesta esteira e, consequentemente , tendo sua realidade climática transformada.
O trabalho da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, gerida por André Mazoni tem sido desafiador por tentar reaver aquele frescor que fez a cidade ganhar naquele tempo o título que tanto ufanismo provocou – e provoca.
O reflorestamento que vem sendo realizado é parte integrante deste processo e uma etapa mais do que importante para a recuperação de parte do antigo horto, devolvendo-lhe espécies nativas – incluindo frutíferas locais a fim de atrair a fauna que terá garantida a sua alimentação ao longo do ano.São milhares de mudas.
É um trabalho custoso, mas, enfrentado por uma equipe orientada para resultados e que não mede esforços com o intuito de devolver à Cidade Menina não apenas uma boa posição em rankings climáticos, mas, sobretudo, retomar a vegetação e deixar como legado para a população uma cidade mais verde , um ar puro e um clima que faça o mendense bater no peito e dizer orgulhoso que vive no 4º clima do mundo. Eu disse do mundo.
É a Prefeitura trabalhando para resgatar valores e oferecer um futuro melhor em tempos de acirrados debates ambientais.