Menu de Opções

MENDES RECEBE REPASSE DE RECURSOS DE SANEAMENTO BÁSICO PARA O NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA


reservatorio_-_repasse_funasa.jpg

Em 2020, a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Rio de Janeiro (SUEST/RJ), já repassou cerca de R$ 5,4 milhões para oito municípios fluminenses, investindo e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes com obras de saneamento. As verbas foram disponibilizadas por meio de nove convênios e de um Termo de Compromisso do PAC com o objetivo de fomentar obras de abastecimento de água, Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) e ações de educação em saúde ambiental, além do manejo de resíduos sólidos, todas com previsão para conclusão em 2021.

De acordo com o superintendente da SUEST/RJ, Raul Fanzeres, o estado do Rio de Janeiro possui 92 municípios e mais da metade deles está dentro da área de atuação da SUEST, com menos de 50 mil habitantes. "Diversos municípios vivem da agricultura. Muitas áreas não são abastecidas com água potável e tampouco com tratamento de esgoto, mas a Funasa está atuando para mudar a vida da população local", explica.

reservatorio_-_repasse_funasa-6.jpg

A Prefeitura Municipal de Mendes por meio da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Habilitação, como já divulgado, realizou a construção de um novo reservatório composto por peças de aço parafusado com capacidade de armazenamento de 1.000 m3, correspondente a 1 milhão de litros. Esse novo reservatório já está interligado com as demais ETA’s já existentes, ampliando a capacidade de reserva e de distribuição de água tratada para todos os bairros da cidade.

Apenas para as construções dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), Estações de Tratamento de Água (ETA), Estações Elevatórias de Água Tratada (EEAT) e Adutoras de Água Tratada (AAT) foram destinados quase R$ 3,9 milhões para os municípios de Mendes e também Bom Jesus do Itabapoana, no norte do Estado.

“Tivemos que enfrentar vários desafios para a realização deste imenso projeto e estamos felizes por esse feito. Sem dúvidas este empreendimento vai melhorar significativamente a qualidade de vida de toda população, sendo umas das maiores obras de saneamento básico de todo Estado do Rio de Janeiro", declarou o prefeito Rogério Riente.

reservatorio_-_repasse_funasa-4.jpg

Em fase final, a nova estação de tratamento de água, localizada nas dependências do Complexo Industrial Herotildes Victorino de Carvalho ampliará a capacidade de tratamento de água em Mendes, com um poder de operação de 65 litros de água por segundo, beneficiando a qualidade da distribuição de água para todas as famílias do município.

www.funasa.gov.br
Assessoria de Imprensa

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz