O resultado foi anunciado em uma cerimônia online no dia 24 de novembro e o trabalho vencedor foi um estudo científico que comprova os efeitos e a eficácia do Cooperjovem – enquanto capacitação de educadores – no cotidiano das crianças da Cooperativa Mirim, dentro e fora da sala de aula.
A vitória do Sicoob Fluminense no Prêmio SomosCoop 2020, 1º lugar na categoria Cooperjovem, carrega a mensagem de que o investimento em Educação é a mola que impulsiona o desenvolvimento das pessoas e das regiões.
“É encantador ver o comportamento das crianças voltado para a coletividade e uma honra receber esse prêmio que mostra o valor da Pedagogia da Cooperação”, disse Maria Clara Oliveira, uma das autoras do estudo, assistente social do Sicoob Fluminense e representante do Instituto Sicoob no Rio.
O diretor-presidente do Sicoob Fluminense disse que por conhecer de perto a área de Educação, como professor aposentado, se sentia muito confortável em falar do projeto que une Cooperjovem, que tem metodologia do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), e Cooperativa Mirim.
- Estamos surpresos e imensamente felizes. Ganham todos. Ganhou o Sicoob Fluminense e ganhou o Estado do Rio de Janeiro. Sabíamos que seria através dos professores que conseguiríamos nosso objetivo. Por isso nos esforçamos para essa capacitação. Os educadores colocaram em prática uma verdadeira educação transformadora, que é um grande legado para a comunidade de Mendes, a partir da formação de futuros profissionais com base na cooperação –, afirmou Ribeiro agradecendo ainda o trabalho do professor Iran Pitthan, parceiro e instrutor do Cooperjovem.
O 1º lugar também foi muito comemorado pela professora coordenadora da Secretaria de Educação de Mendes, Gabriela Brum. “Temos um orgulho muito grande de ter sido a 1ª turma do Cooperjovem do Rio e também a 1ª Cooperativa Mirim do estado. Nós carregamos esse orgulho do Instituto Sicoob ter acreditado no nosso município. O Instituto, a cooperativa, a escola, a comunidade. Todo mundo regou essa semente, que floresceu. Agora estamos vendo o quanto isso foi importante, pois o projeto veio para somar e impactou de verdade os nossos alunos”, disse.
Gabriela pontuou também a importância do prêmio nesse ano de pandemia, que confere um significado especial:
– A escola se reinventou, os professores se reinventaram com o objetivo de ficarmos próximos dos nossos alunos. Nessa pandemia, lutamos por manter o vínculo com o aluno e com as famílias no sentido de dizer, ´estamos aqui, estamos juntos´. Mandamos materiais impressos com apoio da tecnologia, o que chamamos de ensino remoto. Mas o principal foi manter o vínculo. A palavra é humanização. A Educação precisa se reinventar. A Pedagogia do Cooperativismo vai mostrar a importância de sobreviver a isso tudo, reconstruir e ressignificar todo o conhecimento –, concluiu Gabriela.
Em meio a 600 projetos inscritos veio a oportunidade de reconhecimento e Maria Clara descreve o momento de maturidade dos projetos implementados. “A maturação do Cooperjovem em nossos municípios mostra a importância dessa metodologia para o desenvolvimento das relações humanas. Paulo Freire disse que a Educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo. Vimos sobretudo este ano que é na vulnerabilidade que descobrimos forças que jamais imaginamos ter”, afirmou.
Secretaria Municipal de Educação
www.sicoobrio.com.br