A Secretaria Municipal de Saúde e o Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST/AIDS e Hepatites Virais, informam que todas as 11 unidades de Saúde da Família, CASMCA e Hospital Municipal receberam frigobar, termômetros e óculos (EPI). Estes equipamentos têm como finalidade armazenar os kits de teste rápido diagnóstico de HIV, sífilis, hepatite B e C. Sendo assim, irá permitir uma melhor organização da agenda de atendimento a comunidade para a realização do teste rápido.
Na dúvida, faça o teste!
Homens e mulheres apresentam sinas e sintomas distintos para as diferentes ISTs. É sempre importante lembrar também que uma pessoa pode estar infectada por mais de uma Infecção Sexualmente Transmissível ao mesmo tempo ou contrair várias ao longo da vida.
Somente o diagnóstico pode assegurar se a pessoa tem uma IST; somente o tratamento pode levar à cura; e somente a prevenção pode evitar que haja transmissão ou reinfecção. Por isso, na dúvida, procure a unidade de saúde mais próxima de casa e faça o teste.
O teste rápido diagnóstico é gratuito, de fácil execução e não necessita de estrutura laboratorial, pode ser realizado durante atendimento ou consulta. É feito a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo e em no máximo meia hora, o paciente tem o resultado para HIV, sífilis, hepatite B e C., facilitando ao indivíduo o conhecimento de sua situação imunológica. Auxilia na prevenção da transmissão vertical (da mãe para o bebê) e o permite o acolhimento e acompanhamento imediato dos indivíduos que apresentarem resultado reagente. As pessoas infectadas por essas doenças têm direito a tratamento gratuito pelo SUS, com uso dos medicamentos mais modernos existentes no mundo, o que melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão.
"Procure a unidade mais próxima de sua residência e agende seu teste!"
Secretaria Municipal de Saúde