Menu de Opções

IV EDIÇÃO DA FIMUCTI EM MENDES É UM SUCESSO


iv_fimucti_2019-36.jpg

No último dia 16 de outubro, quarta-feira, a Prefeitura Municipal de Mendes, através da Secretaria Municipal de Educação, teve a honra de receber pela primeira vez a FIMUCTI - Feira Intermunicipal de Ciência e Tecnologia e Inovação do Vale do Café. O evento aconteceu na Quadra Municipal Sabino Catete, no Centro.

A FIMUCTI é um evento de Ciência, Tecnologia e Inovação intermunicipal onde estudantes e professores de escolas municipais, estaduais e privadas de todo o Vale do Café desenvolvem trabalhos para participação na feira. 

Em sua IV edição com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, a FIMUCTI é um evento, onde estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental 6° ao 9° ano, Ensino Médio e professores de escolas municipais e privadas dos sete municípios participantes da Região do Vale do Café desenvolvem trabalhos para exposição na feira.

iv_fimucti_2019-34.jpg

O evento contou com mostras de trabalhos de todas as Escolas participantes, ao todo 33 trabalhos foram expostos em forma de estandes, os municípios presentes foram Mendes, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes e Miguel Pereira, Valença e Paraíba do Sul.

De Mendes as Escolas participantes foram o Colégio Estadual Dr. João Nery, CIEP 288 Professor Ruy Gonçalves Ramos e Escola Municipalizada Jayme Siciliano.

iv_fimucti_2019-23.jpg

O Evento foi organizado pela Equipe organizadora da Secretaria Municipal de Educação, composta pela Coordenadora de Ciências Humanas e Articuladora Municipal dos Conselhos Escolares Shirley Pullig, pela Coordenadora de Ciências da Natureza Elayne de Araújo Almeida, pela Coordenadora Geral Gabriela Brum, pela Coordenadora FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento Estudantil da Educação Débora Morra Alves Loures e a Assistente Administrativo Mayara Cedeçari, além da colaboração de toda  a Equipe da Secretaria.


AS ESCOLAS PARTICIPANTES DO EVENTO FORAM:

Mendes  - Colégio Estadual João Nery, CIEEP 288 Professor Ruy Gonçalves Ramos e Escola Municipalizada Jayme Siciliano.

Engenheiro Paulo de Frontin – Centro Educacional Frontinense, Colégio Municipal Carlos Gramático, Colégio Municipal Joaquim Mendes e Colégio Estadual Sacra Família do Tinguá.

Vassouras – Escola Municipal Giovanni Napoli, Escola Municipal Thiago Costa, Centro Educacional Tia Conceição, Colégio dos Santos Anjos, Escola Municipal Ananias Dias, Escola Municipal Abel José Machado e Colégio Estadual Antônio de Jesus Gomes.

Paraíba do Sul – Escola Municipal Arcanjo Antônio Lopes

Paty dos Alferes – Escola Municipal José Eulálio de Andrade e Escola Municipal José Lopes de Mello Filho

Miguel Pereira -  Escola Municipal Francisco Costa,

Rio Grande do Sul – Escola de Ensino Médio Capital do Saber

iv_fimucti_2019-5.jpg

Estiveram também no evento o Prefeito Rogério Riente, o Vice-Prefeito Luiz Ricardo de Carvalho, e a Secretária Municipal de Educação Ellen Barbosa Taveira da Rocha. E também os organizadores da feira a Professora Dra. Sandra Regina Garcia Leite, de Miguel Pereira, Professor Dr. Ricardo Esteves Kneipp de Engenheiro Paulo de Frontin e a Professora Me. Kesia Huais Vieira Braga de Vassouras.

“É de grande importância realizar eventos dessa grandeza em nosso município. Fiquei muito feliz com os resultados. Fiquei empolgado em poder ver os alunos explicando seus projetos: a felicidade deles merece grande destaque”, comentou o Prefeito.

iv_fimucti_2019-67.jpg

Abrilhantou o evento a participação da Escola de Ensino Médio Capital do Saber, que trouxeram trabalhos para feira diretamente da cidade de Feliz, no Rio Grande do Sul. E também a presença da Banda Estudantil do Colégio Centenário, de Vassouras.

Antes da cerimônia de Premiação, a Secretária Ellen fez questão de agradecer publicamente a todos os organizadores que, sem medir esforços, contribuiu para a realização do evento. “Nossa parceria foi essencial para o sucesso que estamos assistindo hoje, deixo aqui o meu muito obrigado a Prefeitura de Mendes e principalmente a toda equipe da Secretaria Municipal de Educação”.

Todos os trabalhos receberam troféus e medalhas de participação e os trabalhos vencedores garantiram uma vaga na FECTI– Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de dezembro no CEFET/Campus Maracanã-RJ.

iv_fimucti_2019-57.jpg


OS VENCEDORES FORAM:

Cultivando a Natureza sem agrotóxico, da Escola Municipal José Lopes de Melo Filho de Paty dos Alferes dos alunos Ludmyla Brum e Vanessa de Paula e orientadores Miriam Barros e Debora Laport 

Atitudes saudáveis para viver melhor, do CIEP 288 Professor Ruy Gonçalves Ramos de Mendes das alunas Fabiana Tavares, Amanda Braga, Helen da Silva e orientadores Simone Pereira e Hevaldir Oliveira. 

Bio-Vaso de Composto orgânicos para recuperação de áreas degradadas, do Colégio Estadual Antônio de Jesus Gomes de Vassouras dos alunos Lívia Marçal, William Araújo e Herman Junior e orientadores Denis Carmo e Jenivaldo de Araújo 

Lixo Eletrônico do CIEP 288 Professor Ruy Gonçalves Ramos, de Mendes dos alunos Francisco Moreira, Luiz Otávio Feijó e Maria Fernanda de Carvalho e orientadores Elayne Almeida e Luciana Vieira.

Poluição Sonora do Colégio Santos Anjos, de Vassouras das alunas Ester Carvalho e Maria Clara Pereira e orientador Alexandre Henrique. 

iv_fimucti_2019-18.jpg

Em paralelo ao evento, aconteceu a Mostra Científica, onde os alunos do 3º ao 5º anos da Rede Municipal de Ensino, entre elas a Escola Municipal Antônio de Freitas, Escola Municipalizada Amélia de Lima e Silva, Escola Municipalizada Prefeito João Gurito, Escola Municipal Maria Semedo de Andrade, Escola Municipalizada Jayme Siciliano, CIEP 288 Professor Ruy Gonçalves Ramos, Escola Municipal Anésio de Frota Aguiar e Escola Municipal Hilda Braga, puderam exibir trabalhos de ciências e tecnologia, como uma forma de preparar os alunos para que futuro eles possam estar participando das futuras edições da FIMUCTI.  

Durante todo o evento foram distribuídos lanches para os alunos e professores participantes, além de um delicioso almoço que foi servido nas dependências do CIEP 288 Professor Ruy Gonçalves Ramos.

iv_fimucti_2019-97.jpg

 

Assessoria de Imprensa
Secretaria Municipal de Educação

 

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz