Falar sobre suicídio é um tabu em nossa sociedade. O conteúdo delicado e complexo da conversa faz prevalecer a ideia de que “é melhor não tocar no assunto”. A campanha Setembro Amarelo surgiu com o intuito de mudar esse cenário, isto é, de conscientizar a população acerca da importância de falar sobre o tema.
No Brasil, a faixa etária mais preocupante engloba jovens entre 15 e 25 anos, por isso sugere-se que a prevenção comece ainda na infância. Nesse sentido, a escola tem uma significativa parcela de responsabilidade nesse processo.
E na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro a equipe da Saúde Mental de Mendes continuou com seu trabalho de prevenção ao suicídio nas escolas.
Desta vez a visita aconteceu na Escola Municipal Antônio de Freitas. Foram realizadas paletras, rodas de conversas e atividades sobre a temática. A campanha de prevenção ao suicídio, incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo desmistificar o tema e incentivar a conversa sobre o assunto pois compreende que falar sobre o tema ainda é a melhor solução, o caminho fundamental para evitar tragédias e diminuir os índices.
Secretaria Municipal de Saúde