Conscientizando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, nesta sexta-feira, dia 27 de Setembro, o Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa com Deficiência apresenta suas conquistas em um evento que aconteceu na Praça Dr. João Neri. O evento ocorreu das 10h às 16h, com apresentações de atividades, conscientização e muita informação para quem não conhece o tema.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi tornado oficial pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, e dez anos depois, em julho de 2015, foi instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Uma grande mobilização em torno da causa promoveu a participação de diversos órgãos de vários setores. Participaram do evento s Secretaria Municipal de Educação, Centro Municipal de Apoio Pedagógico Especializado Ana Ruth de Souza Moraes - CEMAPE, Escola Municipal Luciana Ferreira Caramez, Agentes de Organização Escolar representando as escolas da Rede Municipal de Ensino, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, Secretaria Municipal de Saúde representada pela Saúde Mental e Casa da Mulher, CAARJ e Fundação Leão XIII.
O CEMAPE e a Escola Luciana Caramez realizaram oficinas vivenciais oportunizando ao público experienciar situações e se colocar no lugar do outro. Desta forma perceberam dificuldades e a necessidade da acessibilidade para a cidadania e participação na sociedade. As agentes de Organização Escolar explicaram o uso do material de acessibilidade pedagógica utilizados nas escolas comuns para desenvolvimento dos alunos.
“Tanto nós profissionais da área, como as pessoas com deficiência são incentivadas a lutarem por uma sociedade inclusiva e eventos como estes mostram que é possível, através de ações e políticas públicas, ter acesso a cultura, educação, saúde e muito mais. Essa é uma das data mais importante para nós”, explicou a Coordenadora da Educação Especial Rita de Cássia Moreira.
Estiveram presentes prestigiando essa importante data o Secretário Municipal de Administração Eduardo Ventura Loures, o Secretário Municipal de Saúde Ismael Gomes de Souza além da Secretária Municipal de Educação Ellen Barbosa Taveira.
Muitas conquistas já foram obtidas, mas muitas pessoas com deficiências ainda sofrem com a falta de acessibilidade e preconceitos. A falta de acessibilidade é uma grande barreira, uma vez que impede, muitas vezes, a locomoção, a comunicação e até mesmo o direto à informação. Já o preconceito faz com que a deficiência se torne um empecilho. Vamos nos conscientizar!
Assessoria de Imprensa