Em comemoração ao Dia da Árvore e o primeiro dia da Primavera, os produtores rurais de Mendes assinaram, na manhã desta segunda-feira, dia 23 de setembro, o contrato com a Prefeitura Municipal de Mendes para o início das atividades de conservação e recuperação do programa Produtores de Água e Floresta. Ao todo, 12 produtores foram selecionados no município e a meta é promover a conservação de mil hectares de floresta nativa e a restauração de cinquenta hectares de áreas desmatadas.
O evento aconteceu no CEMUSA - Centro Municipal de Cultura Cineasta Creso Pereira, e contou com a participação do Prefeito Rogério Riente, do anfitrião, o Secretário Leandro Pereira Tavares junto de toda a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente, do Secretário Municipal de Administração Eduardo Ventura Loures, do Coordenador Geral e Diretor da Crescente Fértil, Luis Felipe Cesar, do Biólogo Renato Fernandes e do Engenheiro Florestal Matheus Ambrósio, ambos da Crescente Fértil, do Técnico Ambiental do UNIFAA - Centro Universitário de Valença Rynaldo Santos e da Especialista em Recursos Hídricos e Diretora de Recursos Hídricos da AGEVAP - Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, Gabriela Teixeira.
O Secretário Leandro Tavares, iniciou o evento dando boas vindas a todos os profissionais, produtores e autoridades presentes, dizendo que o dia era de grande importância para o município e para todos os produtores rurais que estão se dedicando ao projeto.
Em seguida o Engenheiro Mathues Ambrósio discursou um pouco de como é o projeto e a responsabilidade que cada produtor tem em fazer corretamente sua parte. Por último a Diretora de Recursos Hídricos, Gabriela ressaltou a importância do documento assinado, dizendo que ele trará orientações, metas, técnicas e toda informação para que a recuperação e a conservação aconteçam de forma sustentável e eficiente.
“Além dos ganhos ambientais e sociais, o projeto possibilita a valorização dos proprietários rurais que passam a ser agentes de conservação e recuperação ambiental,” finalizou o Secretário Leandro.
Por último, finalizando as palestras o Prefeito Riente agradeceu a todos os produtores pelo empenho em conseguir se adequar ao projeto e disse ser de grande importância para o município, para que possa continuar com nossas matas sempre belas e preservadas com a valorização de nossas nascentes.
Após a assinatura do contrato, cada produtor recebeu uma muda de árvore, além de insumos e o Plano Individual da Propriedade (PIP), que serve para orientá-los, além de formações dos técnicos da ONG Crescente Fértil, executora do projeto na sub-bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
Assessoria de Imprensa