A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), foi aprovada pela portaria nº 971, de 03 de maio de 2006, e, juntamente ao Sistema Único de Saúde (SUS) vem contribuindo para a prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde através de práticas naturais, aumentando o acesso da população a esses serviços, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.
A auriculoterapia é uma prática integrativa e complementar em saúde. É um método de diagnóstico e de terapêutica por meio da estimulação de pontos específicos do pavilhão auricular através de estímulos, sejam eles mecânicos, térmicos ou magnéticos. Na terapia utilizam-se sementes de mostarda, objetos metálicos ou magnéticos para estimular os pontos auriculares reflexos. É indicada para o tratamento complementar de dor aguda e crônica, ansiedade, entre outros.
Em Mendes, as Unidades de Saúde da Família dos bairros disponibilizam o tratamento através de agendamento. Procure a unidade mais próxima da sua casa e agende seu atendimento.
A oferta da auriculoterapia no Sistema Único de Saúde tem o intuito de prover a integralidade da assistência e o acesso da população às mesmas. Ela pode ser usada isolada ou associada a outros recursos terapêuticos, sendo ofertada no atendimento individual (consulta de enfermagem e consulta médica) ou de modo coletivo.
A Terapia Auricular é um método prático, de rápida aplicação, seguro e sem efeitos colaterais.
Secretaria Municipal de Saúde