Menu de Opções

COORDENAÇÃO DE SAÚDE MENTAL ORIENTA SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO


 

caps_setembro_amarelo-14.jpg

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequada.

A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

Em nosso município durante todo o ano, a Saúde Mental de Mendes realiza ações para a prevenção do suicídio no município. E uma dessas ações  é através do programa Saúde da Educação, onde especialistas do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental vão as escolas da Rede Pública de Ensino de Mendes, com o objetivo de trabalhar com os adolescentes assuntos relacionados ao tema, visando que esse público tem a maior demanda de atendimentos. 

caps_setembro_amarelo-2.jpg

A Psicóloga e Coordenadora da Saúde Mental de Mendes, Etienne Menezes, explica que pessoas que estejam passando por essa situação podem procurar o Hospital Santa Maria, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF ou alguma Estratégia de Saúde da Família-ESF do município. “Quem procura ajuda será encaminhada para o Ambulatório Ampliado de Saúde Mental para começar o tratamento. O atendimento a essas pessoas também podem ser feitos por demanda espontânea, procurando a recepção do Ambulatório que fica localizada na Rua Maria Caetana, próximo ao antigo campo do CIPEC e pedir o agendamento com o serviço de psicologia”, orienta a coordenadora.

Especificamente no mês de setembro, são realizadas mobilizações no CAPS Hugo de Carvalho Pedroso com a sociedade e no Ambulatório  Central, que no último dia 09 de setembro, véspera ao dia Mundial em Prevenção ao Suicídio, foi realizada a mobilização no centro da cidade, com os pacientes do CAPS para chamar atenção da população sobre um tema tão recorrente na sociedade e que precisa ser falado.  

Coordenação de Saúde Mental

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz