Na última sexta-feira, dia 23 de agosto, a Casa da Mulher de Mendes recebeu a aquisição de uma cama ginecológica, que irá ajudar no atendimento e realizações de exames como o preventivo nas mulheres do município.
A Enfermeira Nívia Soares, que também Coordena o Programa Saúde da Mulher em Mendes, atua a 17 anos na unidade e alerta a todas as mulheres para seja feito exame preventivo no ESF do seu bairro, para assim estar prevenindo o câncer do colo de útero.
O câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colo retal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
É causado pela infecção persistente de alguns tipos do vírus Papiloma vírus Humano, o HPV. Essa infecção é muito frequente entre as mulheres, porem somente em alguns casos apresentam alterações celulares que podem evoluir para o câncer.
Por isso, é importante a realização periódica desse exame, pois infecções antecedentes ao câncer possam ser combatidas, antes que evoluam a casos piores.
O Ministério da Saúde recomenda o exame Papanicolau periodicamente por toda mulher que for sexualmente ativa, principalmente se ela estiver na faixa etária entre os 25 e 65 anos.
Procure a unidade de Saúde da Família de seu bairro e agende seu exame.
Coordenação do Programa de Saúde da Mulher
Secretaria Municipal de Saúde