Menu de Opções

Calendário de Eventos 2018


JANEIRO

DATA MÓVEL - Pré-Carnaval
Local: Praça Dr. João Neri
Frequência: Anual
Âmbito: Regional 

Histórico: Evento realizado para oferecer a população e visitantes, diversão e entretenimento, já empolgando a comunidade para a chegada do carnaval.

 

FEVEREIRO

DATA MÓVEL – Carnaval
Local: Av. Júlio Braga e Praça Dr. João Neri
Frequência: Anual
Âmbito: Nacional e Internacional

Histórico: Evento tradicionalmente realizado em 8 dias de folia, considerado constantemente o melhor carnaval da região sul-fluminense, com a finalidade de engrandecer a cultura popular com desfiles de blocos carnavalescos, desfiles de escolas de sambas, banda de marchinhas, concursos de fantasias e shows regionais e nacionais.


MARÇO

08 - Dia Internacional da Mulher
Local: Praça Dr. João Neri
Frequência: Anual
Âmbito: Regional

Histórico: Evento realizado para homenagear as mulheres em comemoração ao seu dia. São realizados atendimentos, para o melhor bem estar das mulheres, diversas atividades em homenagem com desfiles, poemas, apresentação de vídeos, consertos e a realização de shows em comemoração.

 

ABRIL

 

20 a 22 - Café, Cachaça e Chorinho
Local: Praça Dr. João Neri
Frequência: Anual
Âmbito: Nacional

Histórico: O Circuito de Outono do Café, Cachaça e Chorinho é uma viagem aos cenários históricos e culturais do século XIX para descobrir a arquitetura, costumes, gastronomia, folclore, música e artesanato da região do Vale do café. A programação foi estruturada para permitir ao visitante conhecer os três eixos principais do turismo da região: O Café, Cachaça e Chorinho de forma múltipla. São opções variadas, que respeitam as características do município. A diversidade é uma marca da região, acompanhada por uma forte tradição desde os tempos coloniais, o que lhe dá um charme e uma identidade única no país.

  

MAIO

 

01 - Dia do Trabalhador
Local: Praça Dr. João Neri
Frequência: Anual
Âmbito: Regional 

Histórico: Evento em comemoração ao Dia do Trabalho e em homenagem ao trabalhador. São realizadas, diversas atividades em homenagem a realização de shows em comemoração.

 

JULHO

 

11 - Aniversário de Mendes
Local: Praça Dr. João Neri e Av. Júlio Braga
Frequência: Anual
Âmbito: Estadual

Histórico: Evento realizado para a comemoração do aniversário do município. São oferecidos para a população durante o dia, desfile cívico de 11 de Julho, envolvendo todas as escolas do município, entidades e a Banda de Música do Município. Na véspera da data, é realizado shows musicais para o divertimento e cultura de moradores e visitantes de nossa cidade.

 

DATA MÓVEL - Encontro de Motociclistas
Local: Praça Dr. João Neri e Av. Júlio Braga
Frequência: Anual
Âmbito: Nacional 

Histórico: Evento que acontece próximo as festividades de comemoração ao aniversário da cidade. O evento é realizado na Praça Dr. João Nery e Av. Júlio Braga e conta com toda estrutura para receber os motociclistas, barracas de alimentação e bebidas, exposição de peças e acessorios e músicas com diversas bandas. O encontro tem como objetivo promover e estimular o Turismo social através da integração e da confraternização dos motos clubes do Brasil.

 

DATA MÓVEL - Senhorita Mendes
Local: Praça Dr. João Neri
Frequência: Anual
Âmbito: Municipal

Histórico: Mais um evento que acontece próximo as festividades de comemoração ao aniversário da cidade. O concurso Senhorita Mendes, escolhe a mais bela senhorita da cidade, um evento recheado de beleza e glamour que encanta a todos que participam.

 

27 – Festa de São Cristóvão

Local: Campo de São Cristóvão - Bairro Independência
Frequência: Anual
Âmbito: Nacional 

Histórico: Evento trdicional realizado a 6 décadas pela Associação de motoristas com o apoio da Prefeitura Municipal de Mendes, enaltecendo São Cristóvão com muita festa, música, barracas de comidas e bebidas, shows e parques. O ápice do evento é a procissão de veículos onde a imagem do santo é transportada em cima de um caminhão pelas ruas e avenidas da cidade. Ao final da festa há um show pirotécnico em homenagem ao santo. É comprovadamente uma das maiores festas do município, atraindo a participação de visitantes de todas as regiões do estado.

 

29 – Festival Vale do Café
Local: Praça Dr. João Neri
Frequência: Anual
Âmbito: Nacional 

Histórico: O festival Vale do Café, é um projeto em caráter permanente implementado desde 2003, que tem por objetivo criar um polo turístico cultural e acelerar o desenvolvimento econômico do interior do estado do Rio de Janeiro. Através da população anual de uma grande celebração de música, história e natureza, aliada sempre ao respeito pelas raízes e pelo patrimônio histórico da região. Além de receber mais de 600 mil pessoas em suas diversas edições, que provoca o aquecimento econômico da região, o Festival do Vale do Café resgata fortemente o patrimônio imaterial, estimulando o amor à natureza e divulga o patrimônio histórico e arquitetônico abrangendo os diversos municípios da região do Vale do Café, num dos mais lindos recantos do estado do Rio de Janeiro, no Vale do Paraíba.

 

AGOSTO

 

19 a 25 – Semana Incentivo ao Ciclismo 
Local: Avenida Júlio Braga
Frequência: Anual
Âmbito: Municipal

Histórico: Evento Incentivo ao Ciclistas do município e conforme Lei Municipal nº 1.854 de 19 de maio de 2017.

 

SETEMBRO

08 - Dia Municipal do Choro
Local: Praça Dr. João Neri
Frequência: Anual
Âmbito: Regional

Histórico: A Praça João Neri fica pequena para os shows de choro e samba de grupos de mendes, como o tradicional passagem de Nível, que é fixo aos domingos no local há 9 anos, e de vários grupos de renome e conhecimento popular. O dia foi instituído para fortalecer a imagem de Mendes, como a cidade do Choro e do Samba.

 

14 - Festa de Santa Cruz
Local: Igreja Matriz de Santa Cruz
Frequência: Anual
Âmbito: Regional 

Histórico: Festa em homenagem a Santa Cruz. Esta festa é muito tradicional no município datando-se do início do século XX. Hoje se caracteriza pela intensa participação da comunidade, com festejos religiosos, barraquinhas e shows.

 

NOVEMBRO

 

20 - Consciência Negra
Local: Praça Dr. João Neri
Frequência: Anual
Âmbito: Municipal 

Histórico: O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de semana da Consciência Negra em nosso município a data é comemorada com a apresentação de shows musicais, culturais, danças, exposições e artesanatos.

 

DEZEMBRO

 

DATA MÓVEL - Cantata de Natal
Local: Praça Dr. João Neri
Frequência: Anual
Âmbito: Regional 

Histórico: Evento realizado com o intuito de aproximar e confraternizar a comunidade e os visitantes de toda região de toda região passando a mensagem Natalina, com paz, amor e esperança.

 

31 - Reveillon
Local: Praça Dr. João Nery e Av. Júlio Braga
Frequência: Anual
Âmbito: Nacional

Histórico: Realizado para a comemoração da virada e da chegada um novo ano. É um evento grandioso com a participação de toda a população e de visitantes que estão no município. A passagem do ano-novo é, hoje, celebrada por todo o mundo e em nosso município, comemorada com shows de música ao vivo.


Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-1678
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz