Menu de Opções

III SEMANA INTERMUNICIPAL DE ASTRONOMIA DO VALE DO CAFÉ MOVIMENTA SUL DO ESTADO


/Uploads/Images/iii_simavale_-_ifrj-14.jpg

A III Semana Intermunicipal de Astronomia do Vale do Café, que acontece de 15 a 17 de abril, movimenta os municípios de Eng. Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Vassouras e no Distrito de Barão de Juparanã em suas diversas atividades.

A III SIMAVALE estima reunir mais de cinco mil pessoas em suas atividades de popularização e divulgação da astronomia nos seis municípios integrados, tais como oficina de formação continuada para professores; sessões de Planetário inflável; sessões de Observação do Sol; sessões de Observação noturna com telescópio;  oficinas para estudantes e palestras. No dia 15, segunda-feira, 10h, houve a solenidade de abertura do evento, no IFRJ - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Eng Paulo de Frontin. Mendes participou através da Secretaria Municipal de Educação, com a presença da Secretária Municipal de Educação Ellen Barbosa Taveira, da Coordenadora de História e Geografia do 4º ao 9º ano, Shirley de Souza Pullig e a Coordenadora de Ciências do 4º ao 9º ano Gabriela Brum.

iii_simavale_-_ifrj-9.jpg

Também houve a participação dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Mendes, medalhistas na última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA. Representando a Escola Municipalizada Prefeito João Gurito, Gabriel Soares de Oliveira Silva e a Escola Municipal Maria Semedo de Andrade, os alunos Josiel de Oliveira Mariano e Leandro Luiz Abbud dos Reis que receberam seus Certificados de Participação da OBA.

Compuseram a mesa o Professor Armando Bernui, do Observatório Nacional, Rafael Barreto Almada, Reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Professor Ricardo Esteves Kneipp, diretor do Campus, Sandra Regina Garcia Leite, Coordenadora da SIMAVALE, junto a eles a Secretária Municipal Ellen Taveira, além dos representantes das cidades de Engº Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Vassouras e Paty do Alferes.

iii_simavale_-_ifrj-5.jpg

O objetivo do evento é estimular a iniciação científica nas escolas de ensino básico, bem como a participação dos alunos em olimpíadas de conhecimento. A SIMAVALE também visa proporcionar formação continuada para professores atuantes nas redes de ensino municipal, estadual e particular do Vale do Café, de modo a contribuir para o desenvolvimento da região e fortalecer o corredor científico-cultural do Vale do Café.

A Secretária Ellen discursou sobre a importância da Educação como a principal ferramenta no combate as desigualdades, a ignorância cultural e política. Ao final, Ellen agradeceu por Mendes estar entre as participantes da feira que contribui imensamente para o crescimento da educação de nosso município.

iii_simavale_-_ifrj-12.jpg

O evento é uma parceria das Prefeituras dos seis Municípios afiliados à Feira Intermunicipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento do Vale do Café (FIMUCTI), com Observatório Nacional (ON), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e CNPq, e é organizado e coordenado pelos professores Kesia Huais, Sandra Leite e Ricardo Kneipp.

Assessoria de Imprensa

 

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz