Menu de Opções

SME APRESENTA O PROJETO A COR NÃO CONTA, A ALMA QUE ENCANTA!


 

projeto_a_cor_nao_conta-90.jpg

Aconteceu na última sexta-feira, 16 de novembro, CEMUSA o evento “A cor não conta a alma que encanta”, em conscientização ao dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro, esse evento está de acordo com a Resolução N°1, de 17/06/2004 e partindo o cumprimento da Lei N° 10.639 de 09/01/2003 e a Lei N° 11.645 de 10/03/2008. O evento teve a organização da Coordenadora de Ciências Humanas Shirley Pullig.

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, participaram do evento, cada escola marcou presença em tendas em que eram representados trabalhos e atividades temáticas sobre a cultura negra e também indígena, que foram realizados durante o ano letivo com os alunos, além das tendas e oficinas foram apresentados danças e teatro sobre essas culturas.

projeto_a_cor_nao_conta-11.jpg

Iniciando as apresentações a Banda Municipal Maria Amélia Guglielmi, apresentou o hino nacional, o hino de Mendes e além de outras diversas músicas populares. Logo após começaram as apresentações de palco das crianças das escolas.

Começando com a Escola Municipal Antônio de Freitas com o tema: Mulheres Negras e Indígenas e a oficina: Jogos “TrilhAfro Indígena”.

A Escola Municipal Amélia de Lima e Silva com o tema: Culturas indígenas Pot-pourri das músicas “Índios do Brasil” com David Assayag e “Índios” da Banda Legião Urbana e a oficina: Artesanato e pintura na pele.

A Escola Municipal Anésio Frota Aguiar Com o tema: Personalidades Negras e Indígenas, dança Afro Brasileira com a música Pérola Negra e a oficina: Pintura Afro-brasileira, Tererê e confecção de pulseiras de linha ou lã.

projeto_a_cor_nao_conta-29.jpg

Escola Municipalizada Prefeito João Gurito com o tema: Culturas Africanas – João Gurito e OBAX uma Viagem na Cultura africana, música Identidade, Jorge Aragão e a Oficina: Cerâmica

CEMAPE - Tema: Jogos Afro Indígenas e Oficina: Jogos Temáticos

Escola Municipal Hilda Braga com o tema: Racismo Negros e Indígena, música identidade: Morena de Angola (Clara Nunes) e a Oficina: Tererê e Pintura Indígena

Escola Municipalizada Jayme Siciliano com o tema: Ciência e Tecnologia - (Quizz com perguntas e respostas) Ciranda de Cordel e a oficina - Amostras de Ervas Medicinais.

projeto_a_cor_nao_conta-97.jpg

Escola Municipal Maria Semedo de Andrade com o tema: - Jogos Afro Indígenas Dança Afro (corpo e Percursão) e Oficina - Jogos de tabuleiro: Yopté, jogo da Onça e Mancala e Raciocínio lógico: cama de gato e anel africano.

Escola Municipal Luciana Ferreira Caramez com a oficina: Confecção de Boneca Abayomi e contação de História                        

CIEP Brizolão M. 288 Prof. Ruy Gonçalves Ramos com o tema: Estética Negra e Indígena e Oficina: Maquiagem, tranças, turbantes e adereços e Dança do Carimbó.

E ainda a tenda compartilhada da Escola Municipal José Costa Gregores, Creche M. Aridalton Xavier Barros, Creche M. Rolando Bizzarri, E. M. Luciana Ferreira Caramez com o tema: Literatura Infanto-Juvenil e Desfile Temático.

projeto_a_cor_nao_conta-109.jpg

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Débora Morra Loures o evento teve por objetivo promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos relacionados à influência das culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. “É uma ocasião formidável de diálogo, de valorização e respeito às culturas indígenas e negras e a valorização pela contribuição cultural na formação da nossa sociedade”, complementou.

projeto_a_cor_nao_conta-110.jpg

 

Secretaria Municipal de Educação/Assessoria de Imprensa

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz