Menu de Opções

Instituto Sicoob realiza primeira capacitação para formação de cooperativas mirins no Rio de Janeiro


capacitacao_sicoob-9.jpg

O Instituto Sicoob realizou pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro a capacitação para formação de professores para implementar cooperativas mirins nas escolas de ensino fundamental. O evento aconteceu em Mendes nos dias 12 e 13 de março, Centro Marista São José Das Paineiras.

A iniciativa faz parte do Programa Cooperativa Mirim, que já existe no Paraná com 18 cooperativas para crianças e jovens. A Cooperativa Mirim é uma associação dirigida e coordenada pelos próprios alunos que, voluntariamente, se unem para aprender e vivenciar valores do cooperativismo sob a orientação de um professor formado pelo Instituto Sicoob.

capacitacao_sicoob-11.jpg

O projeto pioneiro no estado do Rio de Janeiro terá cinco escolas da região fluminense como participantes. Serão três escolas de Mendes, uma de Campos e uma de Bom Jesus do Itabapoana. O projeto se iniciará primeiro na Escola Municipalizada Prefeito João Gurito e depois na Escola Municipal Anésio Frota Aguiar e Escola Municipal Maria Semedo de Andrade.

A formação dos professores é sobre a metodologia de criação de cooperativas mirins dentro das escolas. Através da prática pedagógica, ajudarão na formação de futuras lideranças cooperativistas e empreendedoras. O objetivo do Instituto Sicoob é conseguir que estas cinco escolas criem suas cooperativas mirins até o final do ano.

capacitacao_sicoob-5.jpg

“O propósito é formar cidadãos que saibam o que é respeitar a opinião do outro, a construção conjunta, o que é uma eleição, a importância do voto. Estamos trabalhando a cidadania e a participação social dessas crianças”, explica Silvana Lemos, Coordenadora do Instituto Sicoob no Rio de Janeiro.


Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-1678
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz