Menu de Opções

Escola Municipal Antônio de Freitas apresenta atividades sobre Identidade e Cultura


festa_identidade_cultural_002.jpg

O projeto Identidade e Cultura, desenvolvido pela Escola Municipal Antônio de Freitas, localizada no bairro Cinco Lagos, realizou nesta terça-feira, dia 29 de agosto, a culminância de um projeto sobre identidade e cultura.                                                    

O projeto "Nosso povo, nossa cultura", atende as exigências da Lei 10.639/2003. O projeto atende também a lei 11.645/2008.    

Em 2003, a Lei 10.639 tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro- Brasileira e incluiu no calendário escolar o “Dia Nacional da Consciência Negra”. A Lei 11.645/08 estendeu a obrigatoriedade para a História e Cultura Indígena, entendendo que negros e índios convivem com problemas de natureza semelhante. Desta maneira, a Lei viria a ser uma ferramenta para superar a ideologia de reprodução dos mecanismos de dominação racial na escola, a partir da alteração no currículo escolar.      

festa_identidade_cultural_001.jpg              

As crianças pesquisaram e aprenderam um pouco mais sobre as regiões brasileiras, seus hábitos, costumes, a referência cultural de cada uma, assim como danças e comidas típicas, valorizando a cultura local e aprendendo sobre as suas influências.       

Os alunos contaram com a orientação e apoio dos professores, o que possibilitou a confecção de materiais e trabalhos, onde os alunos usando roupas características de cada localidade, brilhantemente puderam apresentar aos presentes, um pouco das tradições, culturas e historicas.                 

A turma do Maternal apresentou na culminância, a Região Sul, com a dança do pezinho, sob a orientação da professora Larissa Tertuliano.

festa_identidade_cultural_004.jpg

A Pré-escola, da professora Cleonice, apresentou o Sudeste através do carnaval.

As turmas do 1º e 2ª anos, da professora Aline, estudou a  região Centro-oeste e apresentou uma dança goiana, as turmas do 3º, 4º e 5º anos, estudaram as Regiões Norte e Nordeste e trouxeram uma apresentação retratando seus povos e suas tradições. 

As turmas atendidas pelo Programa Novo Mais Educação apresentaram a capoeira e o maculelê. A apresentação da capoeira foi comandada pelo professor Agrinaldo e o grupo Abadá Capoeira.

festa_identidade_cultural_006.jpg

Após as apresentações, foi oferecido um café da manhã partilhado com comidas típicas, onde teve cuscuz, bolo de fubá, canjica e vaca atolada.

Escola Municipal Antônio de Freitas

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz