Menu de Opções

Audiência Pública de Prestação de Contas Financeira do 1º Quadrimestre de 2017


prestacao_1o_quadrimestre_(12).jpg

Aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 14 de junho, às 10h00, no Plenário da Câmara Municipal de Mendes, uma Audiência Pública de Prestação de Contas referente do primeiro quadrimestre de 2017.

A ocasião, que contou com a presença de Servidores Públicos, Secretários Municipais, representantes do Legislativo e também da municipalidade em geral, começou com uma rápida explicação sobre a grande importância e o objetivo da Audiência Pública, onde, na sequencia, falou sobre as ações realizadas pelo município neste 1º quadrimestre.

prestacao_1o_quadrimestre_(8).jpg

Com a leitura da ordem do dia e do Edital de Convocação deu-se início a apresentação pelo Controlador Geral do Município Sro André Teixeira de Oliveira, através de slides com os títulos a seguir:


PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
PUBLICIDADE
 
GESTÃO FISCAL – TRANSPARÊNCIA
Conceito, Obrigatoriedade
METAS FISCAIS
– demonstração
RESPONSABILIDADE FISCAL –
objetivos
METAS FISCAIS
– avaliação
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA
: Receita Orçamentária - Comportamento, Despesa Orçamentária - Comportamento e Subcategoria Econômica
ENSINO – Discriminação de Gastos
- Recursos próprios (foram aplicados no ensino 28,14%)
GASTOS COM
SAÚDE e EDUCAÇÃO – aplicação em relação ao mínimo legal
PESSOAL
- limites e Aplicações: 51,99%, valor aplicado acima do limite prudencial que é de 51,30% e do máximo permitido 54,00%
INFORMAÇÕES DIVERSAS
- Referentes ao 1º Quadrimestre de 2017.

 

prestacao_1o_quadrimestre_(3).jpg

Após a apresentação dos slides e explanação foi dada oportunidade aos presentes para manifestação referente a dúvidas e questionamentos, os quais foram esclarecidos pelo expositor, sendo, por conseguinte ressaltado que a Controladoria está aberta para os munícipes que desejarem demais esclarecimentos.

A prestação de contas está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que tem como intuito a fiscalização e o controle dos gastos dos estados e municípios, além de promover a transparência nas finanças públicas.

prestacao_1o_quadrimestre_(10).jpg

O evento cumpre a Lei Art.9º, §4º c/c art. 48 da Lei Complementar nº 101/2000, que exige relatório quadrimestral dos serviços públicos. A Controladoria Geral do Municípo reforça a importância da participação da sociedade civil organizada e comunidade na audiência pública.

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz