Menu de Opções

Prefeitura promove palestras e oficinas sobre Meio Ambiente.


oficina_ciep_010.jpg

Visando estimular as práticas sustentáveis nas crianças, a Prefeitura Municipal de Mendes, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu diversas oficinas nesta sexta-feira, 5 de maio, no CIEP 288 Professor Ruy Gonçalves Ramos.

O objetivo foi gerar a responsabilidade ambiental nas crianças para evitar que resíduos sejam descartados incorretamente no meio ambiente. Os estudantes tiveram acesso a resquícios de produtos que podem ser grandes poluentes e foram conscientizados sobre os impactos causado pelo tempo de decomposição expostos na natureza. Além disso, tiveram acesso também a alguns produtos que foram produzidos com a reutilização desses resíduos, o que despertou um grande interesse nas crianças para seleção correta dos materiais.

oficina_ciep_014.jpg

Foi ensinado como utilizar a Citronela para fazer vela ecologicamente correta e repelente spray. E também a reutilização de óleo de cozinha usado que pode ser reutilizado na fabricação de sabão sustentável.

Além das explicações sobre os tipos de resíduos mais gerados nas casas, no trabalho e na escola, por exemplo, foi enfatizada a importância de se praticar os três Rs: reduzir, reciclar e reaproveitar.

A palestra sobre o descarte adequado do lixo eletrônico e o consumo consciente dos resíduos teve o intuito de alertar os jovens dos perigos do consumo exagerado e do descarte incorreto do lixo, já que o Brasil é um dos maiores produtores de lixo eletrônico, o que nos torna o país com o péssimo título de maior gerador de lixo eletrônico entre os países emergentes, o famoso e-lixo.

oficina_ciep_004.jpg

Pensando nisso, foram debatidas formas para reduzir o consumo e a maneiras certas de descartar o lixo e ainda a possibilidades de diminuir o desperdício, como a reciclagem por exemplo. Assim os alunos já aprendem desde cedo a ser mais conscientes e a fazer sua parte para cuidar do meio ambiente.

Na palestra sobre raiva animal, os alunos foram conscientizados da importância da vacinação dos animais domésticos, foram tiradas dúvidas sobre a raiva nos bichos de estimação e a observação se caso apareça os primeiros sintomas da doença.

oficina_ciep_006.jpg

A raiva é uma doença transmissível tanto de animal para animal quanto de animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados.

O objetivo foi a orientação dos alunos, uma vez que a raiva é uma zoonose que pode ser transmitida ao homem. A palestra foi desenvolvida em sala de aula, onde foram abordados assuntos como, o contágio, prevenção e controle da raiva em animais da área rural e urbana, além das práticas voltadas aos animais domésticos.

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz