Menu de Opções

Símbolos Municipais


São considerados símbolos municipais: o Brasão, a Bandeira, e o Hino do Município. Os símbolos municipais são figuras emblemáticas que retratam a história e as características de cada comunidade e traduzem seus elementos mais expressivos como sua identidade, sua evolução política, administrativa e econômica, seus costumes e tradições.

A confecção de símbolos deve obedecer a normas universalmente aceitas. A Heráldica e a Vexilologia são ciências que estudam, respectivamente, os brasões e as bandeiras. O nome Heráldica vem de heraldo, ou arauto, que deriva do alemão antigo heer, que quer dizer devotado, ou har, gritar ou chamar. Os heraldos ou arautos, na Idade Média, eram os representantes dos senhores junto ao povo e tinham a missão de percorrer as cidades anunciando as novidades e comunicações vindas dos governantes, levar declarações de guerra, publicar datas de celebrações e torneios e zelar pelos símbolos da nobreza.

Nos torneios de combate, eles verificavam os escudos dos cavaleiros colocando-os em local visível e, se não encontrassem defeito, proclamavam-nos a toque de trombeta. Daí alguns autores atribuírem a origem da palavra brasão do alemão blasen, que significa soprar. Os heraldos também sorteavam os cavaleiros que lutariam em posição favorável em relação ao sol.

O vocábulo Vexilologia provém de vexillum, nome dos estandartes utilizados no exército romano.


BRASÃO

 

mendes_brasao.jpg

Sua forma é de escudo português e representa a origem lusitana de nossa pátria. No primeiro campo em ouro, uma cruz de Cristo, contendo, no centro o Sagrado Coração de Jesus. Simboliza a santidade e evidencia a origem das terras do município, que pertenciam à Fazenda de Santa Cruz. No segundo campo, cortado ao meio tem à esquerda um braço armado empunhado uma espada, que é um destaque aos “Mendes”, primeiros desbravadores da região. Este braço armado é característica do brasão da família Mendes. O terceiro campo, em azul, mostra um conjunto de braço armado de prata, empunhado um estandarte e Serra de Maracaju, que foi copiado do Brasão do estado de Mato Grosso, terra de nascimento de Marechal Rondon, ilustre militar indianista que, por mais de dez anos, residiu na cidade de Mendes.

No último campo, também em vermelho, uma roda dentada de ouro, que representa o poder industrial do município, que já despontava para o progresso. Embaixo do escudo, uma faixa em azul, ladeada por suas datas: 1838 (quando Mendes, em 13 de outubro, passou da condição de simples rancho para pouso de tropas para Distrito de Paz) e 1952 (ano que foi promulgada a emancipação de Mendes, no dia 11 de julho). As estrelas de prata, na parte superior do brasão, representam os três municípios a que Mendes já pertenceu – Piraí, Vassouras e Barra do Piraí. Na parte superior, encimando o conjunto, uma coroa de cinco torres de prata, que é representação de uma cidade.

 
BANDEIRA

 

mendes_bandeira.jpg

Campo branco, tendo, lateralmente, nos extremos, duas palas de azul correspondendo, cada uma, a sexta parte do campo integral da bandeira e, a centro, nas cores, o escudo do brasão de armas do Município, com todos os elementos que lhe são componentes.

 
HINO


Letra: Maria Stella de Almeida Moura
Arranjo: Francisco Maria Gimenez

Neste dia feliz e ditoso
Nós queremos te homenagear
Mendes, Mendes teu povo glorioso
Teus Grilhões quis valente quebrar.

Salve Mendes, cidade menina.
Salve Mendes, tão bela e gentil.
Salve Mendes, teu povo se inclina
Salve Mendes, florão do Brasil.

Encravada em montanhas enormes
Qual brilhante em coroa real
Mendes, Mendes, desperta se dormes
Pois és dona de ti afinal.

Escondida aqui estás neste mundo
Neste canto sem par do Brasil
Tens a força de um solo fecundo
Tens a glória de um povo viril.

Santa Cruz que é tua padroeira
Há de sempre fazer-te ditosa
Nesta terra feliz brasileira
Serás grande, serás venturosa.

Fonte: Publicado pelo Município

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-1678
Prefeitura Municipal de Mendes - Avenida Julio Braga, 86 - Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz