Menu de Opções

Prefeitura promove Seminário para discutir violência contra Crianças e Adolescentes


Imagem

A violência física e sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno que ocorre em todas as classes sociais e em escala mundial. Crianças e adolescentes em todo o mundo estão expostas a riscos diversos, próprios da infância e adolescência. No Brasil, infelizmente, não é diferente, além desses, há um outro, vergonhoso, silencioso para a sociedade, mas ruidoso e devastador para alguém que está em formação psíquica. Tratam-se dos casos crescentes de violência das mais diversas que acontecem de forma numerosa dentro e fora de casa, deixando traumas doloridos e permanentes. Pensando no assunto e na capacitação dos profissionais que atuam na Rede de Proteção Integral à Criança e Adolescente do município, a prefeitura de Mendes, através da Secretaria de Assistência Social, está promovendo Seminários  para maior discussão e ampliação do conhecimento acerca do assunto.O evento é também extensivo a representantes de instituições que desenvolvem trabalho com Crianças e Adolescentes.

A abertura do Seminário aconteceu na manhã desta terça-feira(14), no Auditório da Assistência Social e contou com a presença de profissionais de diversas áreas e, representantes de diversas instituições.

Imagem

Convidado do município, Daniel de Souza Campos, Assistente Social Pesquisador da FIOCRUZ, palestrou a respeito do tema para 80 profissionais. Além  de Daniel foram convidados a participar do Seminário as professoras Dra Rosana Morgado(UFRJ) que está conduzindo os trabalhos, Defensora Estadual Dra Lívia Casseres (Coordenadora do NUDIVERSES) e a Assistente Social Emauele ( Divisão de Ações e Programa de Saúde/Coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro).

Imagem

O objetivo do evento, além de proporcionas qualificação dos serviços voltados para esse segmento, é apoiar o gestor público, subsidiá-lo no maior número de informações sobre o tema, para que seja implementada políticas públicas de enfrentamento do problema.   “A Criança e o Adolescente, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, são pessoas em desenvolvimento, que gozam de primazia e absoluta prioridade na elaboração e efetivação das políticas públicas.Pretendemos que esses seminários possam qualificar a assistência a crianças e adolescentes vítimas de violência e suas famílias, bem como auxiliar no planejamento de ações proativas que coadunem com a ampliação da garantia do direito de crianças e adolescentes”, afirma a Secretária de Assistência Social, Ana Luiza Matias.

Imagem

Para a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, Maria Cristina Viana de Giácono, o seminário é mais  uma oportunidade de capacitar os profissionais da educação, saúde e assistência social, bem como de outras áreas para agir, reconhecer e saber quais atitudes tomarem ao se deparar com situações de violência contra as  crianças e adolescentes. Ela elogia a iniciativa da prefeitura em abraçar a causa, através da Secretaria de Assistência Social. “Promover eventos sobre a importância da prevenção contra atitudes de violência a Crianças e Adolescentes é essencial na capacitação dos educadores para que eles possam agir da maneira mais adequada quando se depararem com estes casos. Quanto mais qualificado o profissional, melhor será seu entendimento para mediar e resolver os conflitos gerados por um ato de violência”, afirmou Maria Cristina.

O segundo dia do evento acontecerá na próxima quinta-feira (16), no mesmo horário e local.

Compartilhe nas Redes Sociais

Painel Administrativo
Relatar problemas no portal
Desenvolvido por Victor S. Baldez
Prefeitura Municipal de Mendes - Avenida Julio Braga, 86 centro Mendes/RJ CEP 26700-000.