Menu de Opções

SAÚDE PASSA A OFERECER VACINA MEN ACWY PARA ADOLESCENTES DE 11 A 12 ANOS


vacinacao_meningite.jpg

A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde informa que mais uma vacina muito importante vai entrar no Calendário de Vacinação do SUS: a Meningo ACWY que protege contra a meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria Meningococo dos tipos A, C, W e Y.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença epidêmica.  Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com ocorrência de surtos e epidemias ocasionais.  A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

A melhor forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.  E a partir de 01 de junho, passa a estar disponível em todas as Unidades de Saúde - PSFs de Mendes a Vacina Meningo ACWY, imunizante conjugado que protege contra quatro tipos de meningite bacteriana (a mais grave) e que passa a ser aplicada em adolescentes de 11 a 12 anos. Atualmente, o SUS também oferece a vacina contra o sorotipo C, que é indicada para os bebês, com duas doses (03 e 05 meses) e com um reforço quando completa 01 ano de idade.

Dessa forma, país e responsáveis por adolescentes de 11 a 12 anos, devem procurar o PSF do seu bairro e garantir a vacinação contra a meningite com a nova vacina ACWY.

A prevenção é o melhor remédio.

Coordenadoria de Vacinação
Secretaria Municipal de Saúde

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz