Menu de Opções

SAÚDE LANÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE IST/AIDS


 

saude_-_ist-aids_(2).jpg

A Secretaria Municipal de Saúde e o Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST/AIDS e Hepatites Virais, informam que todas as 11 unidades de Saúde da Família, CASMCA e Hospital Municipal receberam frigobar, termômetros e óculos (EPI). Estes equipamentos têm como finalidade armazenar os kits de teste rápido diagnóstico de HIV, sífilis, hepatite B e C. Sendo assim, irá  permitir uma melhor organização da agenda de atendimento a comunidade para a realização do teste rápido.

Na dúvida, faça o teste!

Homens e mulheres apresentam sinas e sintomas distintos para as diferentes ISTs. É sempre importante lembrar também que uma pessoa pode estar infectada por mais de uma Infecção Sexualmente Transmissível ao mesmo tempo ou contrair várias ao longo da vida.

Somente o diagnóstico pode assegurar se a pessoa tem uma IST; somente o tratamento pode levar à cura; e somente a prevenção pode evitar que haja transmissão ou reinfecção. Por isso, na dúvida, procure a unidade de saúde mais próxima de casa e faça o teste.

saude_-_ist-aids_(1).jpg

O teste rápido diagnóstico é gratuito, de fácil execução e não necessita de estrutura laboratorial, pode ser realizado durante atendimento ou consulta. É feito a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo e em no máximo meia hora, o paciente tem o resultado para HIV, sífilis, hepatite B e C., facilitando ao indivíduo o conhecimento de sua situação imunológica. Auxilia na prevenção da transmissão vertical (da mãe para o bebê) e o permite o acolhimento e acompanhamento imediato dos indivíduos que apresentarem resultado reagente. As pessoas infectadas por essas doenças têm direito a tratamento gratuito pelo SUS, com uso dos medicamentos mais modernos existentes no mundo, o que melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão. 

"Procure a unidade mais próxima de sua residência e agende seu teste!"


Secretaria Municipal de Saúde

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz