Menu de Opções

MENDES PROMOVE A INCLUSÃO E CONSCIENTIZA O DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


dia_pessoa_deficiencia-22.jpg

Conscientizando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, nesta sexta-feira, dia 27 de Setembro, o Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa com Deficiência apresenta suas conquistas em um evento que aconteceu na Praça Dr. João Neri. O evento ocorreu das 10h às 16h, com apresentações de atividades, conscientização e muita informação para quem não conhece o tema.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi tornado oficial pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, e dez anos depois, em julho de 2015, foi instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

dia_pessoa_deficiencia-16.jpg

Uma grande mobilização em torno da causa promoveu a participação de diversos órgãos de vários setores. Participaram do evento s Secretaria Municipal de Educação, Centro Municipal de Apoio Pedagógico Especializado Ana Ruth de Souza Moraes - CEMAPE, Escola Municipal Luciana Ferreira Caramez, Agentes de Organização Escolar representando as escolas da Rede Municipal de Ensino, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, Secretaria Municipal de Saúde representada pela Saúde Mental e Casa da Mulher, CAARJ e Fundação Leão XIII.

O CEMAPE e a Escola Luciana Caramez realizaram oficinas vivenciais oportunizando ao público experienciar situações e se colocar no lugar do outro. Desta forma perceberam dificuldades e a necessidade da acessibilidade para a cidadania e participação na sociedade. As agentes de Organização Escolar explicaram o uso do material de acessibilidade pedagógica utilizados nas escolas comuns para desenvolvimento dos alunos.

/Uploads/Images/dia_pessoa_deficiencia-3.jpg

“Tanto nós profissionais da área, como as pessoas com deficiência são incentivadas a lutarem por uma sociedade inclusiva e eventos como estes mostram que é possível, através de ações e políticas públicas, ter acesso a cultura, educação, saúde e muito mais. Essa é uma das data mais importante para nós”, explicou a Coordenadora da Educação Especial Rita de Cássia Moreira.

Estiveram presentes prestigiando essa importante data o Secretário Municipal de Administração Eduardo Ventura Loures, o Secretário Municipal de Saúde Ismael Gomes de Souza além da Secretária Municipal de Educação Ellen Barbosa Taveira.

Muitas conquistas já foram obtidas, mas muitas pessoas com deficiências ainda sofrem com a falta de acessibilidade e preconceitos. A falta de acessibilidade é uma grande barreira, uma vez que impede, muitas vezes, a locomoção, a comunicação e até mesmo o direto à informação. Já o preconceito faz com que a deficiência se torne um empecilho. Vamos nos conscientizar!

 

dia_pessoa_deficiencia-36.jpg

 

Assessoria de Imprensa

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz