Menu de Opções

CASA DA MULHER DE MENDES RECEBE CAMA GINECOLÓGICA


 

cama_casa_da_mulher.jpg

Na última sexta-feira, dia 23 de agosto, a Casa da Mulher de Mendes recebeu a aquisição de uma cama ginecológica, que irá ajudar no atendimento e realizações de exames como o preventivo nas mulheres do município.

A Enfermeira Nívia Soares, que também Coordena o Programa Saúde da Mulher em Mendes, atua a 17 anos na unidade e alerta a todas as mulheres para seja feito exame preventivo no ESF do seu bairro, para assim estar prevenindo o câncer do colo de útero.

O câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colo retal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

É causado pela infecção persistente de alguns tipos do vírus Papiloma vírus Humano, o HPV. Essa infecção é muito frequente entre as mulheres, porem somente em alguns casos apresentam alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Por isso, é importante a realização periódica desse exame, pois infecções antecedentes ao câncer possam ser combatidas, antes que evoluam a casos piores.

O Ministério da Saúde recomenda o exame Papanicolau periodicamente por toda mulher que for sexualmente ativa, principalmente se ela estiver na faixa etária entre os 25 e 65 anos.

Procure a unidade de Saúde da Família de seu bairro e agende seu exame.

Coordenação do Programa de Saúde da Mulher
Secretaria Municipal de Saúde

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais

(24) 2465-0661 - 2465-4058
Prefeitura Municipal de Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira 250, Centro - Mendes / RJ - CEP 26700-000 - CNPJ: 28.580.694/0001-00.
Back-end Desenvolvido por Victor S. Baldez - Front-end Desenvolvido por Diogo Henrique Luz